terça-feira, janeiro 18, 2022
InícioDestaqueOrla de Conceição de Jacareí ganha estação turística e cais totalmente reformado

Orla de Conceição de Jacareí ganha estação turística e cais totalmente reformado

A nova estação vai funcionar 24 horas por dia e abrigar um Centro de Informações Turísticas, além do setor de controle operacional do cais e fiscalização marítima

A Prefeitura de Mangaratiba inaugurou nesta terça-feira (21), a Estação Turística Casal José Marcelo e Tereza Félix e entregou a revitalização completa do cais do distrito. A nova estação vai funcionar 24 horas por dia e abrigar um Centro de Informações Turísticas, além do setor de controle operacional do cais e fiscalização marítima.

A prefeitura informou que ambas as intervenções foram realizadas em conjunto pelas secretarias de Obras e Urbanismo e de Turismo e Cultura, com o apoio das secretarias de Ordem Pública e Meio Ambiente.

De acordo com a prefeitura, a revitalização do cais incluiu reforma de toda a parte estrutural, nova iluminação, reurbanização do entorno e substituição do assoalho antigo por madeira ecológica de altíssima durabilidade. O material foi doado pela Secretaria de Meio Ambiente e adquirido sem custos por compensação ambiental. A entrada do píer ainda ganhou uma placa de identificação esculpida a mão pelo artista da cidade e morador de Conceição de Jacareí, Paulo Di Tarso.

Já a construção da Estação Turística foi executada com recursos e mão de obra própria da prefeitura, o que reduziu significativamente o custo da edificação. O local, que conta com espaço administrativo panorâmico, dormitórios, cozinha e três banheiros, sendo um acessível, ainda abriga o Centro de Informações Turísticas e uma sala operacional, onde ficarão baseados os agentes da Subsecretaria de Fiscalização Marítima. A Estação funcionará 24 horas por dia de domingo a domingo.

O prefeito Alan Bombeiro esteve na cerimônia de inauguração e exaltou a importância dos dois projetos. Segundo ele, a modernização do cais de Conceição de Jacareí e seu entorno representa muito para o município, o turismo e o comércio local.

“Começamos as intervenções na orla do segundo distrito ano passado. De início, fomos organizando o funcionamento do cais, que é uma questão que vai além da esfera municipal, e planejando uma série de melhorias. A primeira delas foi a implantação do novo calçadão, inaugurado fim do ano passado. E, mesmo a pandemia tendo adiado nosso cronograma, estou imensamente feliz de poder entregar hoje, e de uma só vez, a revitalização do cais e a inauguração da Estação Turística José Marcelo e Tereza Félix. Além de uma homenagem a esse casal de empreendedores que foram tão importantes para o município, abrimos aqui um espaço totalmente preparado e agradável para receber turistas de todo o mundo”, destacou. A placa de inauguração da Estação Turística foi descerrada pelos filhos e netos do casal José Marcelo e Tereza Félix. Também participaram da solenidade o vice-prefeito, Chicão da Ilha, o secretário de Governo, Luiz Cláudio Ribeiro, os secretários responsáveis pelo projeto, Márcio Gomes (Obras e Urbanismo), Fernando Luís da Matta (Turismo e Cultura) e Braz Marcos (Ordem Pública), além de secretários e subsecretários de diversas pastas e dos vereadores Rômulo Carcará e João Felippe.

Veja mais de:
Matérias relacionadas
- Advertisment -

Mais lidas

error: O conteúdo está protegido!