Operação “Detro pelo Estado” fiscaliza transporte na Costa Verde
Ação integrada percorreu Mangaratiba, Angra dos Reis e Paraty para coibir irregularidades no transporte intermunicipal e clandestino
O Departamento de Transportes Rodoviários do Rio de Janeiro (Detro-RJ) realizou, nesta terça-feira (14), mais uma edição da operação “Detro pelo Estado” na região da Costa Verde, com foco em coibir irregularidades no transporte intermunicipal e no serviço clandestino de passageiros. As equipes de fiscalização atuaram simultaneamente em Mangaratiba, Angra dos Reis e Paraty, abordando quase 100 veículos e aplicando 26 autuações, além de recolher sete ônibus às garagens.

As ações integradas envolveram grupos de fiscais em campo e o Centro de Tecnologia de Fiscalização e Monitoramento (CTFM), que acompanhou as operações à distância. Foram verificados itens como documentação dos veículos, condições de segurança, aparelhos de ar-condicionado, plataformas de acessibilidade e cumprimento dos horários e itinerários das linhas.
A principal irregularidade constatada foi a falta de documentação, seguida por defeitos em equipamentos de climatização e elevação para cadeirantes. No transporte regular por ônibus, 13 autuações foram registradas, sete coletivos foram recolhidos até a regularização.

Já no transporte complementar por vans, sete notificações foram aplicadas por excesso de passageiros e desvios de itinerário. Outros seis veículos particulares foram autuados por transporte ilegal remunerado.
As fiscalizações aconteceram em pontos estratégicos, como o Centro e distritos de Itacuruçá, Muriqui e Conceição de Jacareí (em Mangaratiba), além dos terminais de Angra dos Reis e Paraty.
Passageiros podem registrar denúncias ou reclamações sobre o transporte intermunicipal na Ouvidoria do Detro-RJ, pelo site rj.gov.br/ouverj ou pelo telefone (21) 3883-4100.



