Meio Ambiente de Mangaratiba desmonta campings na Ilha de Itacuruçá
A Secretaria de Meio Ambiente de Mangaratiba desmontou e apreendeu, no último final de semana, barracas em um camping irregular que foi montado na Prainha, na Ilha de Itacuruçá. Diversas famílias estavam se abrigando ilegalmente no local.
O trabalho foi realizado pela equipe de Fiscalização da SMMA e pelo Grupamento de Proteção Ambiental (GPA), que chegaram até o local após receber uma denúncia. Pelo menos 30 pessoas foram flagradas se abrigando na praia. Todas foram orientadas a desmontar suas barracas, recolher equipamentos e se retirar do espaço. Campings são proibidos em Mangaratiba, conforme prevê a Lei Municipal n°1.209/2019. Além disso, a atividade também estava desobedecendo o Decreto 1.498/2020, que proíbe aglomeração de pessoas em praias e ilhas devido a pandemia causada pelo COVID-19.
Durante a fiscalização outras três barracas, já montadas, mas, sem ocupantes, foram desarmadas. Todo o material foi apreendido e a Prainha 100% desocupada. “Não vamos permitir que ninguém infrinja nossas leis e decretos, seja em terra ou nas ilhas. Irregularidades não vão passar despercebidas, ainda mais neste momento. Precisamos da colaboração de todos na luta contra o coronavírus. Nossa fiscalização vai continuar atuando em todo o município”, frisou a secretária interina de Meio Ambiente, Fernanda Porto.