Marinha do Brasil apresenta balanço da Operação “Carnaval Seguro 2025”

Ações resultaram em aumento de 97% nas abordagens e 150% nas apreensões em relação a 2024

A Marinha do Brasil (MB), por meio do Comando do 1º Distrito Naval (Com1ºDN), divulgou o balanço da Operação “Carnaval Seguro 2025”, que intensificou a fiscalização do tráfego marítimo no litoral fluminense entre os dias 28 de fevereiro e 5 de março. As ações foram conduzidas pela Capitania dos Portos do Rio de Janeiro (CPRJ) e suas organizações subordinadas, cobrindo desde Saquarema até Paraty, incluindo as baías de Guanabara, Sepetiba e Ilha Grande.

Lancha da Capitania dos Portos do RJ em ação
Foto: As ações foram conduzidas pela Capitania dos Portos do Rio de Janeiro e suas organizações subordinadas ao longo do litoral fluminense (FOTO DIVULGAÇÃO/MARINHA DO BRASIL)

No período, foram realizadas 2.418 abordagens, com 159 notificações e cinco apreensões de embarcações por infrações graves, como documentação irregular, condutores sem habilitação e ausência de equipamentos de segurança. Em comparação ao Carnaval de 2024, houve um aumento de 97% nas abordagens, 174% nas notificações e 150% nas apreensões, demonstrando a maior eficácia das ações preventivas.

Quadro do balanço da operação
Resultados das ações de fiscalização do tráfego aquaviário da CPRJ durante o Carnaval 2025 (FOTO REPRODUÇÃO/MARINHA DO BRASIL)

Intensificação da Lei Seca Marítima

Durante a operação, também foram reforçadas as fiscalizações da Lei Seca Marítima, especialmente em locais de grande fluxo de embarcações de lazer, como motos aquáticas (jet skis). No total, foram realizados 1.131 testes de etilômetro (“bafômetro”), resultando em 20 notificações por alcoolemia acima do limite permitido (0,3 mg/L). As penalidades incluem a suspensão do Certificado de Habilitação por até 120 dias, podendo chegar ao cancelamento em caso de reincidência.

Operação “Navegue Seguro 2025”

As fiscalizações fazem parte da Operação “Navegue Seguro 2025” (antiga Operação “Verão”), que segue até 15 de março. Desde o início, em 20 de dezembro, já foram realizadas 13.889 abordagens, 615 notificações, 20 apreensões e mais de 2.800 testes de etilômetro.

Como denunciar irregularidades

A Marinha do Brasil reforça que cidadãos podem colaborar denunciando situações de risco envolvendo embarcações através do Disque Denúncia da Capitania pelos telefones (21) 97299-8300 ou (21) 2104-5480. As denúncias podem ser anônimas e incluem o envio de vídeos e fotos. Para emergências marítimas, o telefone 185 está disponível 24 horas.

Para mais informações sobre a Operação “Navegue Seguro 2025” e a Lei Seca Marítima, acesse aqui.

*Texto produzido a partir de release enviado pela Assessoria de Imprensa do Comando do 1º Distrito Naval.

Welington Campos

Welington Campos é jornalista profissional. Tem formação em Licenciatura em Letras – Português e Espanhol. Exerce a função de subeditor do Jornal Atual, onde atua desde sua fundação em 2001.

Matérias relacionadas

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com