terça-feira, janeiro 18, 2022
InícioItaguaíMangaratiba recebe respiradores da Prefeitura do Rio

Mangaratiba recebe respiradores da Prefeitura do Rio

Uma parceria firmada entre os prefeitos da cidade do Rio, Marcelo Crivella; e Alan Bombeiro, garantiu a doação de dez respiradores e dez monitores de multiparâmetro para Mangaratiba. A entrega foi realizada na segunda-feira (1º), no Riocentro, e vai permitir a ampliação do número de leitos para pacientes graves nas unidades de saúde da cidade.

De acordo com a secretária de Saúde de Mangaratiba, Sandra Castelo Branco, a doação foi viabilizada após uma pactuação entre as secretarias de Saúde dos dois municípios. “Diante da dificuldade de comprar respiradores durante a pandemia, pedimos ajuda à Prefeitura do Rio, que prontamente nos atendeu”, explicou a secretária.

Segundo a Prefeitura de Mangaratiba, com a doação, o HMVSB vai passar a disponibilizar dois leitos de isolamento, 16 leitos com suporte para pacientes graves e 22 leitos de enfermaria voltados ao atendimento de pessoas com covid-19.

Os 10 respiradores e 10 monitores já chegaram ao Hospital Municipal Victor de Souza Breves (HMVSB), ficando à disposição de pacientes que eventualmente necessitem de ventilação mecânica em caso de contaminação pela covid-19. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, sete de cada um dos aparelhos serão instalados no HMVSB e outros três serão instalados nas unidades básicas de saúde de Muriqui, Itacuruçá e Conceição de Jacareí, que vão ganhar suporte para pacientes graves.

Os respiradores e monitores foram adquiridos pela Prefeitura do Rio no ano de 2019, antes da pandemia provocada pelo novo coronavírus. “Desejo que esses equipamentos possam salvar vidas em Mangaratiba, assim como fizeram aqui no Rio de Janeiro”, disse o prefeito Marcelo Crivella. Já o prefeito Alan Bombeiro agradeceu pela doação e falou sobre a importância que ela terá para o município. “Quero agradecer imensamente ao prefeito do Rio, Marcelo Crivella, pela a ajuda que ele está nos dando nesse momento de tanta dificuldade.

ANTE OS equipamentos: Sandra Castelo Branco, a vereadora Cecília Cabral e Alan Bombeiro

Mangaratiba precisa muito desses equipamentos. Mas, como outros municípios, estávamos com dificuldade de adquiri-los. Tenho certeza de que essa doação será de grande importância para a população. Vamos ampliar o atendimento no hospital e nas UBSs, que terão suporte para pacientes graves pela primeira vez”, destacou.

A secretária de Saúde do Rio, Beatriz Busch, também frisou que os respiradores vão auxiliar no tratamento dos casos graves de covid-19, além de colaborar com o fortalecimento da rede de saúde no estado. “A entrega desses kits amplia a capacidade de saúde do nosso estado e permite que a população tenha mais leitos e equipamentos à disposição para o suporte às pessoas acometidas pela covid”, afirmou.

Após receberem os equipamentos, o prefeito Alan Bombeiro e a secretária Sandra Castelo Branco acompanharam o transporte e a chegada dos respiradores e monitores ao HMVSB. Segundo a prefeitura, com a doação, a unidade hospitalar vai passar a disponibilizar dois leitos de isolamento, 16 leitos com suporte para pacientes graves e 22 leitos de enfermaria voltados ao atendimento de pessoas com covid-19.

Veja mais de:
Matérias relacionadas
- Advertisment -

Mais lidas

error: O conteúdo está protegido!