Curso de matemática à distância capacita profissionais da educação de Mangaratiba
A Secretaria de Educação, Esporte e Lazer (SEEL) de Mangaratiba está oferecendo curso para profissionais da educação por videoconferência. Segundo a secretaria, a capacitação direcionada a assessores da Diretoria de Ensino e coordenadores pedagógicos é uma formação continuada à distância.
A SEEL informou que o curso aborda as perspectivas e possibilidades de ensino da matemática para os anos iniciais do ensino fundamental. A iniciativa vem sendo desenvolvida como estratégia, já que os profissionais estão afastados das escolas, devido à pandemia da Covid-19.
“Acreditamos que o estímulo à formação continuada é pré-requisito básico para a transformação do educador”, Hamilton Lopes de Lima, secretário de Educação, Esporte e Lazer.
De acordo com a SEEL, a formação é realizada por videoconferência, por meio do aplicativo zoom, ministrada pelo professor Anderson Oliveira Gomes Silva. Durante as aulas, o professor ensina como aplicar as habilidades de matemática de uma forma mais lúdica com a construção de jogos educativos. O curso tem duração de 10 semanas e seu objetivo é promover o debate sobre as práticas do ensino da matemática no ciclo de alfabetização.
O secretário de Educação, Esporte e Lazer, Hamilton Lopes de Lima, explicou que o curso foca no que o aluno precisa desenvolver, para que o conhecimento matemático seja uma ferramenta para ler, compreender e transformar a sua realidade. “Acreditamos que o estímulo à formação continuada é pré-requisito básico para a transformação do educador”, ressaltou.
Para a responsável pela Diretoria de Ensino de Educação Infantil e Ensino Fundamental – Anos Iniciais, Eliane Maia, por meio dos estudos, pesquisas, reflexões e do contato com novas concepções a mudança se torna possível. “Com a troca de experiências e ideias, os profissionais se sentem valorizados e cada vez mais preparados para enfrentar os desafios que surgem diariamente”.
A assessora do Núcleo de Alfabetização, Letramento e Numeramento (NALEN), Nathalia Braz, enfatizou que o curso permite a oportunidade de construir conceitos da matemática, que para muitos é considerada um desafio. “É muito bom poder relembrar e aprender novas estratégias que tornam a matemática mais lúdica e prazerosa. Nesse momento difícil de isolamento, nós, professores estamos nos reinventando e buscando novos conhecimentos e ferramentas para que quando tudo isso passar a gente possa pôr tudo em prática e oferecer uma educação de qualidade e excelência para nossos alunos”.