Mangaratiba confirma primeiro caso de coronavírus
A Secretaria Municipal de Saúde de Mangaratiba (SMSM) confirmou, na tarde desta sexta-feira (27), o primeiro caso do novo coronavírus no município. De acordo com a SMSM, trata-se de um homem de 21 anos, morador do município, que veio de Portugal, tendo feito uma escala em Madri, na Espanha, país que vive uma forte epidemia do covid-19. O homem infectado desembarcou no Rio de Janeiro no último dia 16, mas, segundo a SMSM, ele não utilizou transporte público no trajeto entre o aeroporto e a sua residência.
No último dia 18, o homem teve os primeiros sintomas e acionou a SMSM, que enviou uma equipe à sua casa para colher material para exame SWAB. O paciente foi orientado a permanecer em casa e ficar em isolamento total, junto com a família. A SMSM informou ainda que a Vigilância Epidemiológica vem monitorando diariamente o paciente, que tem seu estado de saúde estável. Ele deve permanecer em quarentena, junto com seus familiares, até a próxima semana. A SMSM esclarece que está adotando todos os protocolos determinados pelo Ministério da Saúde para atendimento aos pacientes diagnosticados com o covid-19, reforçando ainda as medidas de prevenção e proteção à saúde da população.
Em vídeo postado nas redes sociais no início da noite, o prefeito Alan Bombeiro informou que o paciente já está em quarentena. Ainda no vídeo, prefeito disse que todas as medidas já foram tomadas para a atenção ao paciente. Na postagem, o prefeito insistiu para que a população continue obedecendo às determinações de permanecer em casa.