Mangaratiba: concessionária identifica quase 250 casos de furto de energia
Durante ação na semana passada, a Enel Rio, responsável pelo fornecimento de energia elétrica em Mangaratiba, identificou em diferentes pontos do município quase 250 “gatos”, como são popularmente conhecidas as ligações clandestinas. A operação se deu em parceria com a Polícia Civil.
Segundo a Enel Rio, dos 246 casos detectados, quatro chamaram atenção: em uma cafeteria, uma marmoraria, uma igreja e um depósito de bebidas. Nestes locais, os técnicos constataram ligações feitas diretamente na rede elétrica da fornecedora, o que caracteriza o furto de energia.
LEIA MAIS
Rio-Santos: Justiça acata ação do MPF por suspensão de multas por evasão de pedágio
Como o dono da marmoraria estava presente ao estabelecimento no momento da ação, acabou preso em flagrante pelos agentes. A polícia investiga o caso. A pena prevista para o crime de furto de energia elétrica são oito anos de reclusão.
Ainda de acordo com a concessionária, o projeto – que se chama Energia Legal e já está em sua 61ª edição – já identificou cerca de 24,5 mil furtos de energia, sendo 92% dos casos em residências e 8% em comércios nas 28 cidades por onde passou desde o fim de 2019: “O trabalho entre as diversas áreas da empresa em conjunto com a Polícia Civil promove resultados muito relevantes no combate ao furto de energia”, destaca Irapuã Prates, responsável por Operações de Perdas da Enel Rio.
PREJUÍZO PARA CLIENTES
A concessionária estima que sem furtos de energia, as tarifas de todos os clientes poderiam ser reduzidas em cerca de 5%. A empresa também destaca os riscos de choques e acidentes graves em ligações clandestinas, tanto para a população em geral, como para quem as pratica, e pede que os moradores denunciem esse tipo de crime no número 0800 280 0120.
Ainda em Mangaratiba, o projeto Energia Legal promoveu atendimento móvel a clientes, trocas de lâmpadas por modelos mais econômicos e sorteio de geladeiras.