Luana Paiva lança livro de memórias, nesta quinta-feira, em Itaguaí

Escritora itaguaiense reúne em “Conto ou não conto?” histórias reais que viveu e presenciou no bairro Ibirapitanga

Integrante da Academia Itaguaiense de Letras, a escritora Luana Paiva lança nesta quinta-feira (28), no Espaço Faeworks, em Itaguaí, o livro “Conto ou não conto?”. Ela contou ao Atual que a obra é um baú abarrotado de memórias, com histórias reais que ouviu, viveu e presenciou durante a infância, adolescência e vida adulta no bairro Ibirapitanga. Segundo ela, essas experiências incluem fatos oriundos de narrativas de famílias, de rodas de conversa e de vivência nas escolas em que estudou.

Luana Paiva sorridente
Luana Paiva lança livro de memórias, nesta quinta-feira, em Itaguaí (FOTO DIVULGAÇÃO)

Luana adiantou também que algumas das histórias presentes no livro se passaram no bairro rural de Santa Rosa, numa época em que a região não contava com o abastecimento de energia elétrica. A maioria das narrativas, no entanto, se prende às décadas de 70 e 80, umas antes da chegada da energia; outras mais recentes, das décadas de 90 e 2000. “São narrativas arraigadas no solo da minha cidade, algumas cômicas, outras trágicas e umas assustadoras, mas todas são de superação e conquistas, deixando grandes lições”, acentua a escritora.

Luana Paiva é bacharel e licenciada em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, é mestre em Literatura Brasileira, exercendo o magistério na rede pública. “A minha infância ocorreu numa casa muito simples, mas feliz, num bairro rural. Aos sete anos, eu era uma menina muito tímida e sonhadora. A presença dos meus pais era fundamental, principalmente em acontecimentos significativos da minha vida. A minha mãe me contava histórias do Nordeste onde ela nasceu e viveu a maior parte da sua vida e que eu amava ouvir e recontar”, relembrou Luana.

Renato Reis

Renato Reis é bacharel em Comunicação Social, graduado em Jornalismo pela Universidade Gama Filho e atua como editor da edição digital do Jornal Atual.

Matérias relacionadas

Deixe um comentário

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo



Luana Paiva sorridente
Luana Paiva lança livro de memórias, nesta quinta-feira, em Itaguaí (FOTO DIVULGAÇÃO)