domingo, agosto 14, 2022
InícioDestaqueItaguaí sedia curso nacional de Supervisor de Segurança Portuária

Itaguaí sedia curso nacional de Supervisor de Segurança Portuária

Promovido pelo Conportos, evento é certificado pela Academia Nacional de Polícia

Na manhã desta segunda-feira (4), no Salão de Festas Cochicho, aconteceu a cerimônia de abertura do 21 º Curso Especial de Supervisor de Segurança Pública com a presença de autoridades do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), Marinha do Brasil, Polícia Federal e Companhia Docas do Rio de Janeiro. Promovido pelo Conportos – Comissão Nacional de Segurança Pública nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis e certificado pela Academia Nacional de Polícia – ambos os órgãos são ligados MJSP – o curso é direcionado para empregados de instalações portuárias brasileiras que operam com comércio exterior e tem a função de capacitar profissionais das Companhias Docas e empresas operadoras portuárias para o combate à pirataria, contrabando, roubo de carga, ataques à mão armada, terrorismo, dentre outros. 

Esta é a primeira vez que Itaguaí foi escolhida para sediar o curso, que é obrigatório segundo a Resolução 53 do Conportos, para atender as medidas exigidas pela Organização Marítima Internacional (IMO), por meio do Código Internacional de Proteção de Navios e Instalações Portuárias (Código ISPS), cujo propósito reside no fortalecimento da segurança marítima e portuária mundial, visando a prevenir e prover resposta às eminentes ameaças. Para esta edição foram disponibilizadas 240 vagas destinadas a profissionais de 19 estados brasileiros. Divididos e seis turmas, o curso tem encerramento previsto para o dia 15 deste mês.

O evento é apoiado pelos sindicatos de Operadores Portuários do Município de Itaguaí – Sindopta – e do Estado do Rio de Janeiro – Sindoperj, e suas empresas filiadas, como a Companhia Siderúrgica Nacional – CSN, Porto Sudeste, Sepetiba Tecon e Vale.

Representantes da Conportos, Marinha do Brasil, Sindopita estiveram na cerimônia de abertura do curso
Matérias relacionadas

Mais lidas

error: O conteúdo está protegido!