terça-feira, dezembro 7, 2021
InícioItaguaíItaguaí aplica vacina antirrábica em cães e gatos neste sábado (27)

Itaguaí aplica vacina antirrábica em cães e gatos neste sábado (27)

Confira os oito pontos de vacinação, que funcionarão das 9h às 15h

Sábado (27) é dia da penúltima etapa da Campanha de Vacinação Antirrábica em Itaguaí. Ela acontece das 9h às 15h nos seguintes locais: UBS Coroa Grande, Vila Paraíso (próximo da antiga E.M. Amauri Ferreira), Vila Geni (Praça Kome Reto), Estrada do Mazomba, no Leandro (perto da Mista Estrela e também no ponto final das Kombis), Estrada Ari Parreiras (próximo da E.M. Jorge Flores da Silva), Estrada dos Teixeiras (Praça da Amendoeira) e Rua Leila Gama (perto do Campinho). Apesar de ser uma doença controlada, a raiva é muito grave e causa grande preocupação tanto aos donos de animais de estimação quanto às autoridades brasileiras, que anualmente promovem nos estados e municípios campanhas de vacinação. Fatal em quase 100% dos casos, é uma zoonose que pode também afetar o ser humano e por isso os cuidados se redobram no comb

Sábado (27) é dia da penúltima etapa da Campanha de Vacinação Antirrábica em Itaguaí. Ela acontece das 9h às 15h nos seguintes locais: UBS Coroa Grande, Vila Paraíso (próximo da antiga E.M. Amauri Ferreira), Vila Geni (Praça Kome Reto), Estrada do Mazomba, no Leandro (perto da Mista Estrela e também no ponto final das Kombis), Estrada Ari Parreiras (próximo da E.M. Jorge Flores da Silva), Estrada dos Teixeiras (Praça da Amendoeira) e Rua Leila Gama (perto do Campinho).

Apesar de ser uma doença controlada, a raiva é muito grave e causa grande preocupação tanto aos donos de animais de estimação quanto às autoridades brasileiras, que anualmente promovem nos estados e municípios campanhas de vacinação. Fatal em quase 100% dos casos, é uma zoonose que pode também afetar o ser humano e por isso os cuidados se redobram no combate e prevenção da doença.

Trata-se de uma infecção viral aguda que pode acometer animais e seres humanos, que contraem a doença por uma mordida causada por animais infectados. O vírus que provoca a doença ataca o sistema nervosos central do hospedeiro, causando encefalite (inflamação no cérebro) e que evolui de forma bem rápida.

A vacina antirrábica é ainda a única forma de prevenir a enfermidade e manter os pets saudáveis. Cães devem receber a primeira dose aos 6 meses de idade, ou de acordo com a recomendação do médico veterinário responsável. Geralmente é ministrada uma semana após a primeira dose da óctupla e o reforço deve ocorrer anualmente. Em gatos, a administração deve ser feita uma semana após a terceira dose da vacina quíntupla e o reforço deve ser também anualmente.

Veja mais de:
Matérias relacionadas
- Advertisment -

Mais lidas

error: O conteúdo está protegido!