terça-feira, janeiro 18, 2022
InícioItaguaíInea deflagrou “Operação Carnaval” no Parque Estadual Cunhambebe

Inea deflagrou “Operação Carnaval” no Parque Estadual Cunhambebe

O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) promove, durante a semana do Carnaval, várias ações de fiscalização no Parque Estadual Cunhambebe, localizado na Região da Costa Verde, abrangendo áreas dos municípios de Angra dos Reis, Mangaratiba, Rio Claro e Itaguaí, somando cerca de 38 mil hectares. O órgão estadual informou que o objetivo da operação era o de reprimir irregularidades ambientais e promover o ordenamento turístico, uma vez que a unidade de conservação costuma receber um grande número de visitantes nessa época do ano. As ações envolveram equipes do Ibama, da Marinha do Brasil, do Comando de Polícia Ambiental, do Corpo de Bombeiros e das prefeituras de Itaguaí e Mangaratiba.

Segundo do Inea, a operação começou na sexta-feira (21), com o monitoramento, por terra e por mar, das praias Grande, Brava, Ibicuí, Junqueira, Saco e Ilha Guaíba, em Mangaratiba; e Ilha da Madeira, em Itaguaí. As equipes percorreram essas regiões com a finalidade de abordar os visitantes para informar sobre a necessidade de não tocar e nem alimentar os golfinhos.

No sábado (22), guarda-parques do Inea e os policiais percorreram, no interior do parque, as localidades de Ribeirão das Lajes, Ponte Bella, Pedra Chata e Macundu, e a serras do Piloto e Matutu, em Mangaratiba para reprimir práticas ilegais como caça, desmatamento e camping selvagem.

No domingo (23) foi a vez do monitoramento do tradicional Carnamar, que reuniu centenas de embarcações. O Inea informou que essa parte da fiscalização teve a finalidade de proteger os golfinhos.

Nos demais dias de Carnaval (24 e 25) e a quarta-feira de cinzas (26), os guarda-parques e a polícia ambiental deflagraram operações para combater crimes ambientais, além de ordenar o uso público e a visitação em localidades como a trilha Caminho das Águas do Sahy, Véu da Noiva e o circuito de atrativos históricos da Serra do Piloto e Cachoeira Três Quedas do Rubião, Ponte Bela, Rio da Prata e Rio Pires.

Veja mais de:
Matérias relacionadas
- Advertisment -

Mais lidas

error: O conteúdo está protegido!