Governo do RJ adere a programa federal para catadores de recicláveis
O Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, aderiu ao programa federal Diogo De Sant’ana Pró-Catadoras e Pró-Catadores para a Reciclagem Popular. A cerimônia aconteceu nesta quarta-feira (13) no Palácio Guanabara, em Laranjeiras, Zona Sul da capital fluminense.
Criada em 2010 e extinta em 2020, durante o mandato do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), a iniciativa voltou em fevereiro deste ano. No site do Governo Federal, a descrição do programa afirma que o objetivo é articular ações, projetos e programas das esferas públicas (federal, estadual e municipal) com foco na “promoção e na defesa dos direitos dos profissionais que trabalham com materiais reutilizáveis e recicláveis”.
LEIA MAIS
Detran abre inscrição de curso gratuito de direção para público PCD
Ainda de acordo com o portal, o programa – que se chamava apenas Pró-Catador – tem entre suas prioridades fomentar a contratação devidamente remunerada dos trabalhadores por conta dos serviços que prestam à sociedade e ao município.
Para pôr o programa em prática, o Governo do RJ trabalha na formação de um comitê, que reunirá catadores, universidades, prefeituras e diferentes secretarias estaduais.