Governo discute plano contra impactos de chuvas e catástrofes

INICIATIVA O governador em exercício do Estado do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, realizou, na manhã desta quarta-feira (4), no Palácio Guanabara, um encontro com secretários de diversas pastas para discutir a elaboração de uma Política Estadual contra Chuvas e Catástrofes para o Verão. De acordo com o governo, a iniciativa vai definir estratégias de atendimento a municípios atingidos por esses fenômenos e em situações emergenciais, com a atuação integrada das secretarias de Defesa Civil, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Ambiente, Infraestrutura e Obras e Agricultura.

Segundo o governador em exercício, o objetivo é estabelecer um protocolo prévio de atuação para atender a população. O documento será enviado a cada prefeitura do estado. “Não temos o poder de evitar chuvas, mas estaremos preparados. Determinei que cada secretaria elabore medidas ouvindo as demandas das cidades e planejem as necessidades de maneira antecipada. Isso fará a diferença na vida do cidadão em um momento crítico e evitará gastos de maneira emergencial”, afirmou Cláudio Castro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Durante a reunião, ficou definida a competência de cada secretaria para que insumos e maquinários que atendam de forma imediata já estejam preparados para a utilização em casos de emergência. “Em situações como essas, responder de forma planejada pode salvar vidas. Quero que o cidadão saiba de forma antecipada qual abrigo buscar, que os helicópteros estejam aptos a voar e que colchonetes e insumos como água estejam separados para uso”,  disse o governador em exercício, Cláudio Castro.

A reunião contou com a participação dos secretários Leandro Monteiro (Defesa Civil), Thiago Pampolha (Ambiente), Cristiane Lamarão (Desenvolvimento Social e Direitos Humanos) e Marcelo Queiroz (Agricultura).

Redação

O Atual atua desde 2001 em Itaguaí, Mangaratiba e Seropédica com notícias, informações e demais serviços jornalísticos, digitais e audiovisuais. Além disso, aborda ocasionalmente assuntos que envolvem também a Zona Oeste da capital do Rio de Janeiro. O Atual oferece matérias e vídeos em seu site e nas suas redes sociais, com o compromisso de imprensa legítima e socialmente responsável.

Matérias relacionadas

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com