Firjan promove debate com empresários da Baixada Fluminense em visita à Nuclep

Por meio da representação da federação em Nova Iguaçu e região, empresários conheceram estrutura da estatal em Itaguaí

Formação de mão de obra qualificada, geração de emprego, segurança e melhoria da qualidade de vida da população foram temas abordados durante a quinta reunião do ano do Conselho Empresarial da Firjan Nova Iguaçu e Região. Em mais uma edição do encontro itinerante, os empresários da Baixada Fluminense tiveram a oportunidade de conhecer o potencial Nuclep e visitaram o piso fabril da empresa estatal, que emprega mais de 700 profissionais, sendo 70% moradores do entorno.

Na ocasião, a parceria entre a empresa e Firjan SENAI foi enfatizada pelo presidente da Firjan Nova Iguaçu e Região, Carlos Erane de Aguiar, como importante fator para possibilitar a qualificação de mão de obra especializada absorvida pela Nuclep. “A importância da atuação da empresa aqui na região é traduzida no número de empregos que gera, nos avanços tecnológicos que cria, na capacitação profissional que promove através de parcerias como com a Firjan SENAI, além de iniciativas de responsabilidade social que beneficiam a população do entorno”, destacou, Carlos Erane, reforçando a importância do estabelecimento de ações para fortalecer a segurança nos municípios do entorno.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“É urgente que haja mudanças nesse quadro, porque a violência é hoje, entre todos, o pior problema que enfrentamos como empresários e industriais que somos na Baixada Fluminense”, considerou o representante da federação, ao comentar o fato de Itaguaí e Queimados estarem na relação de cidades mais violentas do país. “Hoje temos aqui empresários que investem na região, e costumo dizer que somos verdadeiros heróis. Temos nos mobilizado junto aos governos estadual, federal e municipal para contribuir com sugestões de iniciativas que ajudem a reverter esse quadro”, completou.

MÃO DE OBRA E OPORTUNIDADES

A atuação da Nuclep na região foi apontada como importante fator para a mudança da realidade social da região, tendo em vista o investimento em qualificação de mão de obra e é uma geradora de oportunidades de colocação no mercado de trabalho, de forma direta e indireta. A empresa produz equipamentos pesados para diversos setores da indústria, atuando nas áreas nuclear, offshore, químico/petroquímico, naval, siderúrgica, mineração, hidrelétrica, termoelétrica, petróleo e gás. Ocupando uma área de 1 milhão de metros quadrados, a estatal possui um conjunto de máquinas operatrizes para usinagem, soldagem, calandragem e tratamento térmico únicos no país.

A Nuclep conta com a parceria da Firjan SENAI para a formação de profissionais especializados. Entre os cursos oferecidos para atender a demanda da estatal estão os de mecânico de manutenção e soldador de estruturas metálicas.  “Temos como planejamento estratégico a qualificação de mão de obra do entorno. Essa parceria com a Firjan SENAI está possibilitando dar voos maiores e hoje alcançamos a marca de 60% dos profissionais da empresa capacitados pela Firjan SENAI”, destacou Franklin Silva da Paz, gerente geral de Talento Humano da Nuclep.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Com 34 anos de atuação na empresa, o técnico industrial Manoel Lopes de Oliveira Neto é um dos profissionais que ingressou na Nuclep a partir da formação em curso da Firjan SENAI. Ele trabalhou no projeto do reator protótipo nuclear que durou 18 anos e passou por diferentes estágios de qualificação. “Fui aprendiz, soldador, supervisor e inspetor no mesmo projeto. A Firjan SENAI é uma referência nacional para a formação profissional, o que é de grande importância para a indústria e essencial para a população”, comentou.

Redação

O Jornal Atual atua desde 2001 nas cidades de Itaguaí, Mangaratiba e Seropédica, bem como em parte da Zona Oeste do município do Rio de Janeiro, abordando o cotidiano da região e prestando serviço à comunidade da qual está inserida.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
/* */