Fim do convênio entre Prefeitura de Seropédica e UFRRJ pode fechar o CAIC Paulo Dacorso Filho
Altos custos para manter a instituição são um dos motivos alegados pela Prefeitura para fechar a instituição de ensino localizada na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Um imbróglio entre a Prefeitura de Seropédica e a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) pode fechar o Centro de Atenção Integral a Criança e Adolescente (CAIC) Paulo Dacorso Filho. O motivo, segundo a prefeitura, é o fim do convênio com UFRRJ, local que integra a unidade de ensino, e os altos custos.
Segundo a prefeitura, o CAIC quando construído, tinha administração conjunta entre a União (UFRRJ), o Estado do Rio de Janeiro e o município de Itaguaí. Com a emancipação de Seropédica, a administração ficou entre o Governo Federal e o Estado do Rio de Janeiro. Desde 2005, Seropédica entrou na participação da administração e em 2012, com o fim do convenio, a Prefeitura passou a administrar 100% da unidade escolar.
A prefeitura alega que não há um documento válido que ampare a participação do município de Seropédica na gestão da unidade, o que torna ilegal a manutenção das despesas por parte do município. Em nota, a prefeitura afirmou que custo mensal gasto com o CAIC é superior a R$260 mil com 98 professores, 28 servidores de apoio, alimentação, transporte, material de limpeza e expediente.
Em nota através das redes Sociais, a Administração Central da UFRRJ informa que não qualquer comunicado oficial oriundo seja do Conselho Municipal de Educação, seja da Secretaria de Educação do Município de Seropédica, e enfatiza que a Rural apoia integralmente o programa da escola e que a atual gestão está pronta para assinar o termo de convênio vencido desde 2012.
A Secretaria de Educação e Cultura de Seropédica marcou uma reunião para esta terça-feira (8), com representantes da Prefeitura, Conselho Municipal de Educação e o Conselho Escolar do CAIC para tratar sobre a formalização de um novo convênio de municipalização do CAIC.
De acordo com a secretaria, caso não seja possível um novo acordo, os alunos não ficarão desassistidos.
Nas redes sociais, pais de alunos protestaram contra o fechamento do CAIC “Uma das poucas coisas que ainda funcionam. Tirar as crianças desta estrutura e as espalharem , com certeza teremos mais danos do que ganhos”, disse um morador em uma publicação.