Especialista do Porto Sudeste sugere cuidados importantes durante o verão
Janeiro, férias escolares, e por consequência, mais pessoas nas praias e também nas rodovias. Situado à Ilha da Madeira e próximo a importantes vias de acesso à Costa Verde do Rio de Janeiro, o Porto Sudeste destaca-se por priorizar uma relação mais equilibrada entre as operações portuárias e o meio ambiente, com uma série de ações focadas no bem-estar da comunidade onde atua. O trabalho desenvolvido pela empresa vai muito além da segurança e excelência operacional, pois o olhar atento à região faz parte da rotina dos colaboradores do terminal.
Internamente, a companhia desenvolve um conteúdo de comunicação voltado para os cuidados durante o verão. O material traz dicas para que motoristas e passageiros tenham uma viagem mais segura, diminuindo o risco de incidentes dentro dos automóveis. Outro ponto importante é atenção com as altas temperaturas registradas nesta época do ano.
Segundo o gerente de saúde e segurança do Porto Sudeste, Paulo Milleu, é fundamental que essas dicas sejam divulgadas para o maior número de pessoas, pois a informação correta pode evitar um acidente. “São medidas preventivas que devem ser praticadas no dia a dia. Cuidados simples que precisamos ter nesse período de férias e verão de calor intenso. Hidratação, condução segura – se beber, não dirija –, atenção com as crianças em casa, produtos de limpeza, improviso nas tomadas. Cautela que também precisamos ter com nossos carros, detalhes que fazem a diferença para que tenhamos deslocamentos seguros e saudáveis, mesmo em pequenas distâncias. Ter cuidado nunca é demais, não é mesmo?”, comentou.
Verão com saúde! Confira algumas dicas e curta a estação sem se descuidar:
1. Hidratação em dia: Mantenha-se sempre hidratado, ingerindo pelo menos dois litros de água por dia.
2. Escolha roupas leves: Opte por vestimentas com tecidos mais leves e frescos, dando preferência a cores que absorvem menos calor (cores claras).
3. Proteção solar: Evite a exposição solar entre 10h e 17h, período em que os raios ultravioletas (UV) são mais intensos. Sempre utilize protetor solar com, no mínimo, fator 30.
4. Alimentação equilibrada: Mantenha uma dieta balanceada, evitando alimentos de difícil digestão, especialmente à noite.
5. Cuidado com o ambiente: Utilize vaporizadores e umidificadores de ar nos ambientes para proporcionar uma sensação de conforto, especialmente em dias mais secos.
6. Banhos moderados: Evite banhos muito quentes ou muito frios, pois podem prejudicar a pele, opte por banhos mornos.
Objetos que não podemos deixar no carro. Viaje com segurança e aproveite ao máximo as férias.
1. Produtos inflamáveis: Itens como combustíveis, líquidos inflamáveis, sprays de aerossol e produtos químicos podem ser altamente perigosos se expostos ao calor excessivo, pois podem causar incêndios ou explosões.
2. Isqueiros e fósforos: Esses itens podem ser facilmente ativados pelo calor dentro do carro, o que pode levar a incêndios acidentais.
3. Baterias: As baterias de dispositivos eletrônicos podem vazar ou explodir se expostas a altas temperaturas, causando risco de incêndio.
4. Cigarros: Jogar pontas de cigarro acesas dentro e fora do carro pode causar incêndios, especialmente se houver materiais inflamáveis próximos.
5. Produtos eletrônicos: Eletrônicos como laptops, tablets, smartphones e câmeras podem superaquecer e até mesmo pegar fogo se deixados expostos ao calor dentro do carro.
6. Garrafas de água: Garrafinhas transparentes com água, quando deixadas no interior do veículo sob sol forte, podem esquentar algum tecido e provocar um princípio de incêndio. A luz se concentra em um ponto, e a chance de ignição é grande.
É importante lembrar que o calor dentro de um carro estacionado pode ser extremamente perigoso e pode levar a danos materiais, incêndios e até mesmo riscos à saúde. Portanto, é sempre recomendado evitar deixar qualquer item sensível ao calor dentro do veículo. Fica a dica: Aproveite o verão ao máximo, mas não se esqueça de cuidar de si mesmo! Hidrate-se, use protetor solar e divirta-se com responsabilidade.