Escolas de Mangaratiba recebem benefícios de projetos da Vale
Iniciativa privada e poder público unem-se em prol da educação também em Mangaratiba. É o que se pode atestar com dois projetos em andamento com a prefeitura, ambos com envolvimento da mineradora Vale, que atua na cidade principalmente no complexo portuário Terminal da Ilha Guaíba (TIG). São eles: Projeto Educação Infantil e Projeto Promoção do Brincar.
PROJETO EDUCAÇÃO INFANTIL
Com desenvolvimento a cargo da ONG Solidariedade França-Brasil, o projeto Educação Infantil beneficia escolas de Mangaratiba, que recebem doações de materiais e equipamentos como parquinhos de madeira, brinquedos de pátio, jogo, equipamentos de biossegurança, pias móveis, exaustores, mesas de refeitório, geladeira e máquina de lavar. As escolas recebem os materiais de acordo com uma análise que estabelece as prioridades de cada unidade.
A iniciativa é da Fundação Vale, que atua junto à Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer.
De acordo com a Vale, a previsão é que as escolas recebam cerca de três mil materiais e equipamentos.
Mas o projeto não se limita apenas à doação de objetos que auxiliem a composição dos espaços escolares: há uma intenção de contribuir para a formação dos profissionais que atuam na rede pública de ensino de Mangaratiba. Quem explica é a gerente de Território da Fundação Vale, Lívia Zandonadi: “O objetivo é ampliar as possibilidades do trabalho educativo e pedagógico voltado às crianças de zero a cinco anos, com a melhoria da qualidade do processo de desenvolvimento e aprendizagem”.
PROJETO PROMOÇÃO DO BRINCAR
Outra iniciativa em Mangaratiba que envolve a Vale é o Projeto Promoção do Brincar, cuja estreia ocorreu no sábado (2), no Vale do Rio Sahy. A parceria da mineradora neste projeto é com a Agência de Iniciativas Cidadãs (AIC). Juntas, as instituições criaram próximo à Escola Municipal Vale do Sahy uma área de lazer infantil com playground, jogos de tabuleiro e canto de leitura com aproximadamente 100 livros.
A diversão é aberta não só aos alunos de rede pública municipal, mas à comunidade. Os horários de funcionamento do espaço são os seguintes: de segunda a sexta – das 16h às 19h; sábados, domingos e feriados – das 8h às 19h.