Entidades do entorno da Baía de Sepetiba relançam a campanha Pesca Legal
Evento acontece no dia 18 de julho, na Assopesca, em Mangaratiba; iniciativa conta com apoio da Vale

No próximo dia 18 de julho, a Associação de Pescadores Maricultores e Lazer do Sahy (Assopesca) relança a “Campanha Pesca Legal”, uma iniciativa do Observatório Socioambiental da Baía de Sepetiba, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), em conjunto com a Capitania dos Portos e o Fórum de Pescadores da Baía de Sepetiba. A iniciativa conta com o apoio da Vale.
O objetivo da campanha é facilitar a emissão dos documentos necessários a pesca legal por parte da Marinha, visando reduzir a burocracia e os custos na emissão das autorizações para as pequenas embarcações artesanais. As 125 inscrições feitas pelas entidades de pesca do fórum serão contempladas com a legalização das embarcações.
A campanha contará com a participação de associações e colônias de pescadores da Baía de Sepetiba, que são responsáveis por divulgar as orientações e recolher, junto a seus associados, os documentos necessários para a emissão de autorizações de pesca. Por meio da Vale, a iniciativa contará com serviços de engenharia naval e distribuição de kits de segurança marítima.
“A regularização das embarcações dos pescadores artesanais e a divulgação das regras e normas são importantes ferramentas para a preservação do meio ambiente e para a reconhecimento das comunidades pesqueiras da região”, reforça Catia Antonia da Silva, professora titular da UERJ e coordenadora do Observatório Socioambiental da Baía de Sepetiba.
Sobre o Observatório Socioambiental da Baía de Sepetiba
O observatório nasceu em 2021 no âmbito do Núcleo de Pesquisa e Extensão: Urbano, Território e Mudanças Contemporâneas do Departamento de Geografia da Faculdade de Formação de Professores. O NUTEMC foi institucionalizado em 2002 junto ao CNPq e UERJ. É um projeto consorciado no diálogo com entidades de pesca artesanal, pesquisadores, professores e estudantes universitários e de escolas básicas públicas.
Sobre a Assopesca
A Assopesca (Associação dos Pescadores, Maricultores e Lazer do Sahy), organização sem fins lucrativos, fundada em 02 de setembro de 1998, vem promovendo a cidadania para a população socialmente excluída, por meio da educação, da geração de trabalho e renda e do apoio a ações de combate à fome e à miséria, com ênfase no desenvolvimento socioeconômico da região, pautado sempre no auto sustentabilidade. Por meio do ensino de práticas produtivas cooperativistas e associativistas de valor cultural e/ou econômico para melhoria das condições de vida dos pescadores, maricultores e moradores da comunidade de Sahy. Tem com finalidade lutar com os pescadores por melhores condições, procurar junto as autoridades, todos os melhoramentos para a classe que a lei confere ser de caráter social, urbano, econômico e recreativo.
SERVIÇO
Relançamento Campanha Pesca Legal
Data: 18 de julho
Onde: Associação de Pescadores Maricultores e Lazer do Sahy (AssoPesca), em Mangaratiba.
Endereço: Rua Rio, 5 – Mangaratiba, RJ.
Horário: 10 horas