Educação de Mangaratiba realiza projeto sobre prevenção ao suicídio
Orientadores Educacionais das unidades escolares de Mangaratiba participaram nesta quinta-feira (19) de uma roda de conversa do projeto “Setembro Amarelo: Prevenção ao Suicídio – Não Julgue, Escute!”. A ação foi realizada pela Secretaria de Educação, por meio do Centro Municipal de Atendimento Psicopedagógico (Cemap) e da Diretoria de Assistência Integral ao Educando (Daie), no auditório da Faetec. A iniciativa teve como objetivo conscientizar os profissionais sobre a importância de falar sobre o tema e como abordar o assunto nas escolas.
A roda de conversa contou com a participação da psicóloga e do Psiquiatra do Cemap, Camila Amaral e Pedro Henrique Alonso, e do anestesista Marcelo Antonio Costa de Souza. Os profissionais abordaram o tema de forma descontraída e cada um citou uma particularidade. Pedro Henrique contextualizou o que de fato é o suicídio. Já a psicóloga Camila falou sobre as várias formas de diagnosticar a situação nas escolas, e Marcelo Souza sobre diversas experiências da ação.
Para o orientador Educacional da Escola Municipal Caetano de Oliveira, em Itacuruçá, Ricardo Suzano, o encontro foi enriquecedor. “É necessário adquirir conhecimento para trabalhar com adolescentes. Infelizmente temos muitos casos de depressão nesta idade e estar preparado para lidar no dia a dia é muito importante”.
O secretário de Educação, Valdemar Neto, agradeceu o envolvimento de todos. “Obrigada por se preocuparem em participar. Sabemos o quanto é importante capacitá-los para que possam lidar com possíveis alunos que passam por este problema. É uma pressão psicológica muito grande”.
A diretora do Cemap, Cristileine Pereira, acredita que o Orientador Educacional é responsável, dentro da escola, por detectar e visualizar o aluno que apresenta algum problema. “Nossa ideia foi passar para eles experiências e formas para lidar com o assunto”. O evento também contou com a presença da diretora do Daie, Gerlaine da Fonseca.