quarta-feira, outubro 20, 2021
InícioSem categoriaDireto ao Ponto – 01/11

Direto ao Ponto – 01/11

Potência energética O governador Wilson Witzel lançou o novo Programa Rio Capital da Energia, iniciativa com o objetivo de consolidar o estado como referência em segurança no abastecimento nacional, além de se tornar protagonista na transição energética do Brasil para uma matriz mais diversificada. A ideia é ainda diminuir as emissões de gases de efeito estufa e aumentar a competitividade do custo da energia. O lançamento ocorreu durante a  abertura da OTC Brasil 2019, maior evento da indústria offshore brasileira. Melhorias na Baixada A Comissão de Economia, Indústria e Comércio da Assembleia Legislativa do Rio promoveu uma audiência pública em que discutiu estratégias para promover o crescimento da Baixada Fluminense. Entre as medidas debatidas estavam o aproveitamento do potencial do mercado consumidor da Baixada, investim

Potência energética

O governador Wilson Witzel lançou o novo Programa Rio Capital da Energia, iniciativa com o objetivo de consolidar o estado como referência em segurança no abastecimento nacional, além de se tornar protagonista na transição energética do Brasil para uma matriz mais diversificada. A ideia é ainda diminuir as emissões de gases de efeito estufa e aumentar a competitividade do custo da energia. O lançamento ocorreu durante a  abertura da OTC Brasil 2019, maior evento da indústria offshore brasileira.

Melhorias na Baixada

A Comissão de Economia, Indústria e Comércio da Assembleia Legislativa do Rio promoveu uma audiência pública em que discutiu estratégias para promover o crescimento da Baixada Fluminense. Entre as medidas debatidas estavam o aproveitamento do potencial do mercado consumidor da Baixada, investimentos em infraestrutura, geração de melhor ambiente para o desenvolvimento do pequeno negócio e a atuação conjunta dos municípios que compõe a região.

Baixa facilitada

O Senado Federal aprovou projeto que prevê baixa gratuita e automática do registro de pequenas empresas que estejam sem atividade há mais de três anos. Como foi alterado, o projeto retorna à Câmara dos Deputados para nova votação. De acordo com o PLC 198/2015, a microempresa, empresa de pequeno porte ou o empresário individual que, comprovadamente, não tenha requerido arquivamento ou não tenha feito qualquer atividade, inclusive aplicação no mercado financeiro de capitais, por pelo menos três anos, terá seu registro cancelado pelo oficial do Registro de Empresas Mercantis ou do Registro Civil de Pessoas Jurídica sem precisar pagar qualquer taxa.

E Mangaratiba?

O deputado Welberth Rezende (PPS) apresentou na Assembleia Legislativa do Estado do Rio um projeto de lei que inclui o ramal Cachoeiras de Macacu-Nova Friburgo no Plano Estadual de Recuperação da Malha Ferroviária, iniciativa destinada a fomentar o turismo do estado a partir da recuperação das estações de trem, permitindo a realização de convênios entre o governo federal, o governo estadual e os municípios.

Meia para os mestres

A Assembleia Legislativa do Rio também analisa projeto do ex-deputado Pedro Fernandes (PDT), garantindo aos professores que lecionam no estado, nas redes pública e privada, o direito ao pagamento de meia-entrada para ingressos de atividades de lazer e cultura. Caso seja aprovado, o benefício também será estendido aos professores aposentados.

Mediação

Nos dias 6, 7 e 8 de novembro, o Centro Brasileiro de Mediação e Arbitragem promove no Rio de Janeiro o III Congresso Internacional de Mediação, sob o tema “O que há de novo no Brasil e no Mundo”.

O evento será realizado no Centro de Convenções Firjan e terá palestras de especialistas brasileiros e convidados estrangeiros. Mais informações e as inscrições podem ser feitas pelo endereço http://mediacao.congressocbma.com.br.

Paz nas escolas

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados debateu, na quinta-feira (31), o combate à violência no ambiente escolar. Entre as alternativas discutidas estava o Programa de Conciliação para Prevenir a Violência e a Evasão Escolar, implantado no Mato Grosso do Sul, reduzindo em 60% os índices de violência nas escolas do estado. O programa serviu de inspiração para projeto de lei de autoria da deputada Soraya Manato (PSL-ES) que está em tramitação.

Empreendendo

Um grupo de mulheres do Rio de Janeiro vai lançar o livro “Empreendedoras de Alta Performance do Rio de Janeiro”, com relatos de 17 mulheres de nosso estado.

Coordenadora de Responsabilidade Social do Supermercados Mundial, Laura Negro de La Pisa foi convidada para ser coautora da obra, que será lançada no dia 31 de outubro, às 19h, na Livraria da Travessa do Barra Shopping.

Pinceladas

● O escritor André Mansur lança o livro Copa de 50, no dia 8 de novembro, a partir das 19h, no Bar do Ernesto, em Campo Grande.

● No dia 13 de novembro, a partir das 8h30, a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro promove o XII Fórum de Consciência Negra com o tema “Legado não-negado: Sociologia, História & Psicologia sobre o Corpo Negro”, evento gratuito no câmpus Seropédica.

● Maior festa evangélica do sul fluminense, a Angra Expo Cristã 2019 será realizada entre 21 e 23 de novembro, na Praia do Anil.

● O West Shopping Campo Grande programando sua chegada de Papai Noel para o dia 10 de novembro, a partir das 17h.

Ponto Positivo

Para a Comissão de Constituição e Justiça do Senado, que aprovou proposta tornando imprescritível o crime de feminicídio.

Ponto Negativo

Para as tolices que andam dominando o debate político no Brasil, com afirmações de uma pobreza e incompreensão sem fim.

Veja mais de:
Matérias relacionadas
- Advertisment -

Mais lidas

error: O conteúdo está protegido!