Desafio do meio ambiente em Mangaratiba
GINCANA A Secretaria de Meio Ambiente de Mangaratiba lançou um desafio para os alunos das escolas que oferecem do 6º ao 9º ano. Trata-se da Ecogincana. O objetivo é conscientizar os adolescentes sobre a importância do Meio Ambiente e da forma correta que devem ser dispensados os recicláveis. A proposta é a seguinte: cada escola juntará até o dia 14 de setembro resíduos recicláveis como papel, mental, vidro, lixo eletrônico e plástico. As quatro unidades que obterem a maior quantidade vão participar no dia 20 de setembro de um super jogo no Casarão da Reserva do Sahy. A escola que vencer receberá um passeio educativo de saveiro pela rota do boto cinza onde terão a oportunidade de conhecer todo o projeto da Área de Proteção Ambiental Boto Cinza.
A equipe de projetos da Secretaria de Meio Ambiente vem recolhendo e pesando os resíduos e entregando uma lixeira para coleta desde o dia 27 de agosto. A equipe e os alunos ainda plantam uma muda de árvore na escola ou próximo a ela. As unidades participantes são: Ciep da Praia do Saco, Nossa Senhora das Graças (Muriqui), Escola de Ibicuí, Caetano de Oliveira (Itacuruçá), Hermínia de Oliveira Mattos (Conceição de Jacareí), Coronel Moreira da Silva (Centro), Antonio Cordeiro Portugal (Serra do Piloto), Levy Miranda (na Ilha da Marambaia), Paulo Escófano (na Praia da Gamboa- Ilha de Itacuruçá) e Agostinho da Silveira Mattos (na Ilha de Jaguanum).
Cada escola elegeu 30 alunos para participarem da gincana. Todo o material recolhido será destinado para a cooperativa que fica no galpão da coleta seletiva na Estrada São João Marcos/Acampamento.