Cultura e economia criativa na pauta do Podcast Atual
Temas foram pontos centrais da participação do secretário municipal de Cultura de Mangaratiba, Nelson Leite; e da subsecretária de estado de Formação, Acesso a Equipamentos Culturais, Difusão e Inovação, Claudia Viana
O convidado do Podcast Atual da terça-feira (24) foi o secretário municipal de Cultura de Mangaratiba, Nelson Leite. Ao seu lado estava a subsecretária de estado de Formação, Acesso a Equipamentos Culturais, Difusão e Inovação, Claudia Viana. Nelson é produtor cultural, comunicador, formado em Gestão Pública, com mais de 15 anos de experiência na área, atuando em vários municípios. Já a subsecretária Claudia é também diretora da Escola Estadual de Cultura.
Nelson e Cláudia abriram espaço em suas agendas numa deferência especial ao Jornal Atual. Isso porque naquele dia e hora se ausentaram de uma oficina. Era uma formação oferecida pela Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (Secec-RJ). A atividade foi ministrada em Mangaratiba, para onde retornaram após a participação. Eles informaram que a proposta é a capacitação de fazedores de cultura. Eles recebem dicas de elaboração e posterior prestação de contas de projetos culturais, bem como as estratégias de captação de recursos para esses projetos.
Parceria com a Secretaria Municipal de Educação
Nelson falou sobre as diversas iniciativas implementadas em Mangaratiba. Citou a que leva estudantes da cidade para diversas programações culturais no Rio de Janeiro. A intenção é a de ampliar a sua cultura geral. Nelson fez questão de destacar que a iniciativa tem a importante participação do secretário municipal de Educação de Mangaratiba, Renato Delmiro Cabral, o Tio Renato.
O secretário falou ainda sobre sua experiência como gestor à frente do Centro Cultural João Nogueira, conhecido como Imperator, onde produziu e coordenou dezenas de espetáculos, shows e musicais. Disse também que atuou na Secec-RJ, onde coordenou o projeto “Cultura para Todos”, implantando projetos Culturais , bibliotecas e centros de cultura em diversas regiões do estado.
Alusão ao título “Rio Capital Mundial do Livro”
Já a subsecretária Claudia Viana, que é professora, referiu-se à sua experiência como secretária municipal de Educação no município de Duque de Caxias, ressaltando o quanto é importante a cultura e a educação caminharem juntas, trabalhando na formação qualificada das crianças e adolescentes das redes públicas municipais de ensino. Ela também se referiu à iniciativa da Secec-RJ, em alusão ao ano de 2025, quando o Rio de Janeiro recebeu o título de “Capital Mundial do Livro”.
Segundo Claudia, a Secec-RJ lançou o pacote de fomento “Literatura do Rio ao RJ”, composto por quatro editais garantindo investimento superior a R$ 10 milhões, distribuídos em 237 vagas, relacionados a quatro distintos editais: Feiras Literárias e Projetos Literários de Formação, Produção Literária e Projetos Artísticos, Manutenção de Espaços Literários, e Contação de Estórias. A íntegra da conversa de Nelson Leite e de Claudia Viana com o jornalista Renato Reis está no o link https://www.youtube.com/live/wO1_j42EMHE?si=vfbhMPFOOXUNYEe0.
Leia também: Projeto “Reciclar é transformar” realizado em Itaguaí