Construções irregulares avançam na Praia Quatiquara

Novas construções estão sendo erguidas em Área de Proteção Ambiental 

FOTO DIVULGAÇÃO

 

DENÚNCIA Moradores da Praia da Quatiquara, na Ilha de Itacuruçá, não sabem mais a quem recorrer para impedir as construções irregulares que tomam conta do local que pertence ao município de Itaguaí. Não é de hoje que os moradores alertam as autoridades para intensificar a fiscalização de novas construções que avançam em Área de Proteção Ambiental (APA). 

De acordo com os moradores, os invasores não se intimidam com a fiscalização que a Prefeitura de Itaguaí chegou a realizar em 2019 após outras denúncias. Segundo eles, as novas construções estão a poucos metros da areia da praia e outras foram construídas em áreas de manguezais. “Os invasores aproveitaram o relaxamento na fiscalização e estão construindo ou ampliando casas e comércios irregulares. Têm construções com obras já no segundo pavimento. Cada dia uma nova edificação surge e ninguém faz nada. Nos fins de semana a aglomeração é certa, ninguém respeita o distanciamento social e ainda coloca em risco a vida dos moradores”, contou o pescador artesanal e morador que preferiu não se identificar. “Esperamos que o novo prefeito olhe por nós e pelo meio ambiente”, completou.    

Os moradores disseram que a última fiscalização, que foi até noticiada pelo Atual, aconteceu em março de 2019. Na ocasião, uma operação conjunta entre a Prefeitura de Itaguaí e a Capitania dos Portos em Itacuruçá derrubou dois quiosques construídos com bambus e madeiras na areia da praia. A ação foi realizada nas praias da Quatiquara e do Boi, na Ilha de Itacuruçá, parte que pertencem ao município. 

Redação

O Atual atua desde 2001 em Itaguaí, Mangaratiba e Seropédica com notícias, informações e demais serviços jornalísticos, digitais e audiovisuais. Além disso, aborda ocasionalmente assuntos que envolvem também a Zona Oeste da capital do Rio de Janeiro. O Atual oferece matérias e vídeos em seu site e nas suas redes sociais, com o compromisso de imprensa legítima e socialmente responsável.

Matérias relacionadas

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com