Construções irregulares avançam na Praia Quatiquara
Novas construções estão sendo erguidas em Área de Proteção Ambiental
DENÚNCIA Moradores da Praia da Quatiquara, na Ilha de Itacuruçá, não sabem mais a quem recorrer para impedir as construções irregulares que tomam conta do local que pertence ao município de Itaguaí. Não é de hoje que os moradores alertam as autoridades para intensificar a fiscalização de novas construções que avançam em Área de Proteção Ambiental (APA).
De acordo com os moradores, os invasores não se intimidam com a fiscalização que a Prefeitura de Itaguaí chegou a realizar em 2019 após outras denúncias. Segundo eles, as novas construções estão a poucos metros da areia da praia e outras foram construídas em áreas de manguezais. “Os invasores aproveitaram o relaxamento na fiscalização e estão construindo ou ampliando casas e comércios irregulares. Têm construções com obras já no segundo pavimento. Cada dia uma nova edificação surge e ninguém faz nada. Nos fins de semana a aglomeração é certa, ninguém respeita o distanciamento social e ainda coloca em risco a vida dos moradores”, contou o pescador artesanal e morador que preferiu não se identificar. “Esperamos que o novo prefeito olhe por nós e pelo meio ambiente”, completou.
Os moradores disseram que a última fiscalização, que foi até noticiada pelo Atual, aconteceu em março de 2019. Na ocasião, uma operação conjunta entre a Prefeitura de Itaguaí e a Capitania dos Portos em Itacuruçá derrubou dois quiosques construídos com bambus e madeiras na areia da praia. A ação foi realizada nas praias da Quatiquara e do Boi, na Ilha de Itacuruçá, parte que pertencem ao município.