Conexão escola-floresta em Seropédica
MEIO AMBIENTE O projeto de extensão da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro intitulado de “Guarda Compartilhada da Flona Mário Xavier com a população de Seropédica: biogeografia e educação ambiental aproximando sociedade e natureza” começou a oferecer visitas guiadas para alunos de Seropédica.
A iniciativa estava prevista para iniciar em outubro, mas devido à falta de transporte, os alunos só puderam visitar a floresta na quarta-feira (14). A primeira escola a participar do projeto foi a Escola Municipal Promotor de Justiça Dr Andre Luiz M. M. Peres. Os alunos puderam conhecer o conceito de Unidade de Conservação e Flona e em seguida realizaram a Trilha do Triangulo, onde foram mostrados os pontos de interesse ambiental.
A visita, guiada pelos alunos do Departamento de Geografia da Rural, coordenados pela professora Karine, incentivou o uso da Floresta de maneira sustentável e consciente.
Até o fim do ano, mais quatro escolas da rede municipal ensino de Seropédica devem participar o projeto.
A Flona, diferente de muitas unidades de conservação, é uma floresta plantada, sendo menos de 20% das espécies nativas da Mata Atlântica, porém a importância dessa área verde não deve ser descartada por isso, já que se formou uma floresta secundária a qual abriga uma rica biodiversidade, entre elas espécies endêmicas.