Comunidade se mobiliza por faxina em Mazomba
Integrantes do Conselho Comunitário de Mazombinha e Rio Preto promovem ação cidadã no Poço da Taquara
A exemplo do que já realizaram em ocasiões anteriores, integrantes do Conselho Comunitário de Mazombinha e Rio Preto (CCMRP) reservaram parte de seu dia, no sábado (4), para promoverem uma ação cidadã no Poço da Taquara, focando na limpeza e no esforço para sensibilizar os visitantes sobre a necessidade de zelar pela preservação ambiental na região. “Hoje foi dia de ação de limpeza e educação ambiental. O Conselho Comunitário de Mazombinha e Rio Preto esteve no Poço da Taquara, em Mazomba, para a retirada de lixo e colocação de placas educativas. Estamos fazendo a nossa parte”, explicou o advogado Alexandre Conrado, um dos líderes do movimento, em publicação na rede social Facebook.
Em paralelo à ação de limpeza, os integrantes do CCMRP também evidenciaram a negligência do poder público em relação à necessidade de preservação ambiental. Essa mesma crítica estava implícita na ação que dias atrás mobilizou moradores da orla de Coroa Grande, que também se dedicaram a promover a limpeza do espelho d’água e da faixa de areia da praia local. Trata-se de um esforço duplo, que une a defesa da conscientização das pessoas ao alerta para que as autoridades tomem providências contra as constantes agressões à natureza. “É impossível o meio ambiente sobreviver a esse descaso do ser humano. É importante que o turismo aconteça, que o turista venha, mas para deixar essa sujeira toda, certamente não precisamos”, acentuou Alexandre Conrado, na mensagem em rede social.
Conrado sustenta ainda que a realidade do lixo na região de Mazomba é muito grande. “A má educação de quem frequenta o local e mais o descaso do poder público levam exatamente à sujeira. Preservar os locais de Mazomba é a solução, é a saída para manter o meio ambiente conservado. Infelizmente as pessoas não estão fazendo isso aqui, mas estamos fazendo a nossa parte, estamos tentando”, disse ele.
Durante a mobilização dos integrantes do CCMRP foi retirada grande quantidade de garrafas de vidro e tipo pet, latas, embalagens e sujeira em geral. “É uma pena que o meio ambiente esteja nessa situação. Vamos fazer a nossa parte. Vamos sinalizar para que as pessoas não deixem o lixo aqui, que evitem jogar o lixo no meio ambiente, para que, assim, consigamos preservar a natureza”, concluiu Conrado.
Também na rede social a atitude dos moradores de Mazomba ganhou reconhecimento. “Parabéns pela iniciativa. Temos que conscientizar sobre a importância de se colocar lixo no lixo”, disse uma internauta. “Parabéns! vocês fazem a diferença!”, concordou outra.
“A má educação de quem frequenta o local e mais o descaso do poder público levam exatamente à sujeira. Preservar os locais de Mazomba é a solução, é a saída para manter o meio ambiente conservado”
Alexandre Conrado
Voluntário