sábado, dezembro 4, 2021
InícioItaguaíComitê Guandu-RJ participa de encontro em Foz do Iguaçu

Comitê Guandu-RJ participa de encontro em Foz do Iguaçu

Integrantes do Comitê Guandu-RJ iniciaram, na segunda-feira (21) sua participação no 21º Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (Encob), que está sendo realizado até a sexta-feira (25), na cidade de Foz do Iguaçu, no estado do Paraná, reunindo representantes dos poderes públicos municipal, estadual e federal, usuários de água (setor produtivo), ONGs, universidades, especialistas e ativistas. Trata-se do maior debate sobre águas no Brasil, que neste ano tem como tema central a Gestão das Águas “Falacomitê”. O XXI Encob está sendo realizado no Hotel Rafain, em Foz do Iguaçu. Dentre os objetivos estão o de possibilitar que os Comitês de Bacias Hidrográficas identifiquem as oportunidades e desafios para a promoção da gestão integrada das águas; integrar todos os organismos e segmentos que compõem e participam do Si

Integrantes do Comitê Guandu-RJ iniciaram, na segunda-feira (21) sua participação no 21º Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (Encob), que está sendo realizado até a sexta-feira (25), na cidade de Foz do Iguaçu, no estado do Paraná, reunindo representantes dos poderes públicos municipal, estadual e federal, usuários de água (setor produtivo), ONGs, universidades, especialistas e ativistas. Trata-se do maior debate sobre águas no Brasil, que neste ano tem como tema central a Gestão das Águas “Falacomitê”. O XXI Encob está sendo realizado no Hotel Rafain, em Foz do Iguaçu.

Dentre os objetivos estão o de possibilitar que os Comitês de Bacias Hidrográficas identifiquem as oportunidades e desafios para a promoção da gestão integrada das águas; integrar todos os organismos e segmentos que compõem e participam do Sistema Nacional de Recursos Hídricos; discutir os cenários futuros no que se refere aos recursos hídricos no Brasil; e destacar a importância da comunicação e mobilização nos processos de gestão das águas no Brasil pelos comitês de bacia.

Representantes e especialistas de comitês e organizações das cinco regiões do país participam de cinco dias de programação gratuita baseada em três abordagens atuais e de importância estratégica para a gestão dos recursos hídricos junto aos Comitês de Bacias Hidrográficas: instrumentos de gestão, segurança hídrica, e planejamento político institucional nos comitês de bacia.

Fazem parte da programação do Encob diversos mini-cursos, workshops, debates sobre barragens, segurança hídrica, implementação de instrumentos de gestão e planejamento, além de discussões envolvendo especialistas da Agência Nacional de Águas, de órgãos estaduais, lideranças sociais e pesquisadores.  Os participantes também farão visitas técnicas para conhecer a gestão integrada de resíduos sólidos de Santa Terezinha de Itaipu; do Refúgio Biológico Bela Vista; do Parque Nacional do Iguaçu; da Usina de Itaipu; de Ecomuseu; e de fazendas de agricultura familiar. “O Encob já se consolidou como uma oportunidade incrível para o fortalecimento da gestão democrática das águas no país. É um momento de capacitação, aprendizagem, troca de experiências e crescimento, a qual o Comitê Guandu-RJ faz questão de estar presente”, disse o diretor geral do Comitê Guandu-RJ, Paulo de Tarso Pimenta.

Veja mais de:
Matérias relacionadas
- Advertisment -

Mais lidas

error: O conteúdo está protegido!