Chuvas interrompem abastecimento de água em Muriqui
Cedae suspende operação emergencialmente para garantir a qualidade da água captada. A normalização pode levar até 48 horas
As fortes chuvas que atingiram a região da Costa Verde levaram à suspensão do sistema de abastecimento de água em Muriqui, distrito de Mangaratiba. Uma medida emergencial foi adotada pela Cedae às 22h desta quarta-feira (8) para garantir o controle da qualidade da água captada nos mananciais locais.
De acordo com a companhia, os técnicos realizam o monitoramento contínuo das condições de água bruta, e a operação será retomada de forma integral assim que os mananciais voltarem à normalidade. Ainda de acordo com a Cedae, o reabastecimento será gradual, podendo levar até 48 horas para se normalizar completamente.
Orientações à população
A companhia ressalta que imóveis que possuem caixa-d’água e/ou cisterna não devem ser significativamente impactados pela interrupção temporária. No entanto, a Cedae recomenda que os consumidores economizem água e priorizem tarefas essenciais durante o período.
Para aqueles sem reservatórios, a companhia disponibiliza o serviço de caminhão-pipa, que pode ser solicitado por meio do telefone 0800-282-1195.
A Cedae ressalta que essa medida preventiva reforça a importância da conservação da água e da preparação para eventuais emergências em regiões sujeitas a chuvas intensas.
*Texto produzindo com informações da Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro.