quarta-feira, janeiro 26, 2022
InícioItaguaíCasarões antigos de Itaguaí têm fachadas revitalizadas

Casarões antigos de Itaguaí têm fachadas revitalizadas

As fachadas dos casarões antigos da Rua General Bocaiúva, no centro de Itaguaí, estão recebendo pinturas. A revitalização das fachadas dos antigos prédios históricos do município é uma iniciativa do morador e vereador Nisan César, com apoio de grupo de amigos e empresários da cidade. O parlamentar e sua equipe já revitalizaram sete fachadas, entre elas, o Chafariz Municipal, o Restaurante Candieiro e da Padaria Panaro.

Quem passa pela Rua General Bocaiúva já começa a notar os casarões históricos com as fachadas pintadas. Com a onda de selfies e postagens nas redes sociais, muita gente está registrando os novos pontos turísticos que marcaram a história de Itaguaí e que estavam se deteriorando com o passar do tempo.

Na manhã desta terça-feira (10), o parlamentar e sua equipe iniciaram a pintura da fachada do antigo casarão localizado no final da Rua General Bocaiúva.  Ao Atual, Nisan Cesar disse que as pinturas começaram no final de novembro e que a iniciativa não tem nada a ver com a prefeitura. “Essa é uma iniciativa particular. Juntei um grupo de amigos e empresários para nos ajudar. A gente pede autorização aos donos dos casarões, que na sua maioria têm fachadas praticamente sem função alguma. A ideia é recuperar e a gente transformar esses locais num corredor cultural para que as nossas próximas gerações tenham ideia do que foi a nossa cidade. Além dos amigos, a iniciativa conta com apoio dos empresários da Nuclear Baterias, da Unicolor Tintas e a Portofer”, explicou.

Nisan disse que além da pintura da fachada do casarão do final da Rua General Quintino Bocaiúva, vai fazer alguns reparos no reboco da parte alta da fachada que está caindo. Segundo Nisan Cesar, o telhado já desabou pela parte de dentro do casarão. “Conversei com arquiteto responsável pela restauração da Igreja Matriz, Luciano Cavalcanti. Ele sugeriu que fosse coberta por uma lona toda a parte de cima do casarão. O Luciano está vindo esta semana para orientar como fazer essa cobertura para impedir o avanço da degradação do prédio”, ressaltou Nisan, destacando que após a revitalização das fachadas na General Bocaiúva vai dar continuidade à iniciativa, com a pintura do coreto da Praça Dom Luiz Guanella, em frente à Igreja Matriz.

FOTOS WELINGTON CAMPOS
Nisan César durante a pintura da fachada do casarão no final da Rua General Bocaiúva

FOTOS WELINGTON CAMPOS

Fachada revitalizada do antigo Restaurante Candieiro, próximo à Prefeitura de Itaguaí

Veja mais de:
Matérias relacionadas
- Advertisment -

Mais lidas

error: O conteúdo está protegido!