Capitania dos Portos em Itacuruçá reforçará fiscalização no Carnaval
Marinha intensifica operações para garantir segurança da navegação na Baía de Sepetiba
A Marinha do Brasil, por meio do Comando do 1º Distrito Naval (Com1ºDN), anunciou que a Delegacia da Capitania dos Portos em Itacuruçá (DelItacuruçá), distrito de Mangaratiba, intensificará a fiscalização de embarcações na Costa Verde entre os dias 28 de fevereiro e 8 de março, devido ao aumento do tráfego aquaviário durante o Carnaval 2025.
De acordo com a Marinha, as ações ocorrerão na Baía de Sepetiba, abrangendo praias e ilhas da região, com foco na segurança da navegação, proteção da vida humana no mar e prevenção da poluição ambiental causada por embarcações.
Destaque para o “Carnamar”
Um dos eventos de maior movimentação será o Carnamar 2025, desfile no mar promovido pela Prefeitura Municipal de Mangaratiba. Previsto para ocorrer no domingo de Carnaval (2 de março), o evento contará com cerca de 300 embarcações.
Para garantir a segurança durante o desfile, a DelItacuruçá realizará fiscalização e orientação do tráfego aquaviário, mobilizando aproximadamente 80 militares e embarcações de inspeção naval.
Pontos de Fiscalização
Além das atividades em mar aberto, inspetores navais atuarão em marinas, clubes e pontos estratégicos, entre eles:
– Ilha da Madeira (Itaguaí): Praia;
– Itacuruçá: Cais de turismo, Iate Clube e BR Marinas;
– Muriqui: Praia e Iate Clube de Muriqui;
– Mangaratiba: Cais de Turismo;
– Conceição de Jacareí: Porto Real, Cais de Turismo e Praia.
Operação “Navegue Seguro”
A fiscalização ocorre no âmbito da Operação “Navegue Seguro”, anteriormente chamada de “Operação Verão”, e inclui o reforço no uso do bafômetro, visando coibir a condução de embarcações sob efeito de álcool.
Além disso, será incentivado o uso do aplicativo “NAVSEG”, desenvolvido pela Marinha em parceria com o Ministério do Turismo, permitindo o compartilhamento de informações em tempo real e facilitando a resposta em situações de emergência.
Emergências e Denúncias
A Marinha destaca a importância da participação da sociedade e disponibiliza os seguintes canais para emergências e demais informações:
– Emergências Marítimas: 185.
– Contato direto com a DelItacuruçá: (21) 99806-7017.
– E-mail: delitacuruca.ouvidoria@marinha.mil.br .
A fiscalização reforçada visa garantir um Carnaval seguro para todos que aproveitam o período festivo nas águas da Costa Verde.
Leia mais: ESF do Centro de Mangaratiba informatizada
*Texto produzindo com informações da Marinha do Brasil.