Capitania dos Portos em Itacuruçá reforçará fiscalização no Carnaval

Marinha intensifica operações para garantir segurança da navegação na Baía de Sepetiba

A Marinha do Brasil, por meio do Comando do 1º Distrito Naval (Com1ºDN), anunciou que a Delegacia da Capitania dos Portos em Itacuruçá (DelItacuruçá), distrito de Mangaratiba, intensificará a fiscalização de embarcações na Costa Verde entre os dias 28 de fevereiro e 8 de março, devido ao aumento do tráfego aquaviário durante o Carnaval 2025.

Embacações da Capitania dos Portos em Itacuruçá em ação
Foto: Delegacia da Capitania dos Portos em Itacuruçá intensificará a fiscalização de embarcações na Costa Verde (FOTOS ARQUIVO ATUAL)

De acordo com a Marinha, as ações ocorrerão na Baía de Sepetiba, abrangendo praias e ilhas da região, com foco na segurança da navegação, proteção da vida humana no mar e prevenção da poluição ambiental causada por embarcações.

Destaque para o “Carnamar”

Um dos eventos de maior movimentação será o Carnamar 2025, desfile no mar promovido pela Prefeitura Municipal de Mangaratiba. Previsto para ocorrer no domingo de Carnaval (2 de março), o evento contará com cerca de 300 embarcações.

Para garantir a segurança durante o desfile, a DelItacuruçá realizará fiscalização e orientação do tráfego aquaviário, mobilizando aproximadamente 80 militares e embarcações de inspeção naval.

Embarcações durante o Carnamar
Durante o Carnamar, a DelItacuruçá realizará fiscalização e orientação do tráfego aquaviário, mobilizando aproximadamente 80 militares e embarcações de inspeção naval

Pontos de Fiscalização

Além das atividades em mar aberto, inspetores navais atuarão em marinas, clubes e pontos estratégicos, entre eles:

– Ilha da Madeira (Itaguaí): Praia;

– Itacuruçá: Cais de turismo, Iate Clube e BR Marinas;

– Muriqui: Praia e Iate Clube de Muriqui;

– Mangaratiba: Cais de Turismo;

– Conceição de Jacareí: Porto Real, Cais de Turismo e Praia.

Inspetores navais durante fiscalização na Praia de Itacuruçá
Além das atividades em mar aberto, inspetores navais atuarão em marinas, clubes, praias e pontos estratégicos

Operação “Navegue Seguro”

A fiscalização ocorre no âmbito da Operação “Navegue Seguro”, anteriormente chamada de “Operação Verão”, e inclui o reforço no uso do bafômetro, visando coibir a condução de embarcações sob efeito de álcool.

Além disso, será incentivado o uso do aplicativo “NAVSEG”, desenvolvido pela Marinha em parceria com o Ministério do Turismo, permitindo o compartilhamento de informações em tempo real e facilitando a resposta em situações de emergência.

Emergências e Denúncias

A Marinha destaca a importância da participação da sociedade e disponibiliza os seguintes canais para emergências e demais informações:

– Emergências Marítimas: 185.

– Contato direto com a DelItacuruçá: (21) 99806-7017.

– E-mail: delitacuruca.ouvidoria@marinha.mil.br .

A fiscalização reforçada visa garantir um Carnaval seguro para todos que aproveitam o período festivo nas águas da Costa Verde.

Leia mais: ESF do Centro de Mangaratiba informatizada


*Texto produzindo com informações da Marinha do Brasil.

Welington Campos

Welington Campos é jornalista profissional. Tem formação em Licenciatura em Letras – Português e Espanhol. Exerce a função de subeditor do Jornal Atual, onde atua desde sua fundação em 2001.

Matérias relacionadas

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com