Prefeitura do Rio abre 3,5 mil vagas em cursos gratuitos

Sete unidades dos Espaços da Juventude são alcançadas pela iniciativa; Campo Grande terá turmas de Robótica, Inteligência Artificial e Videomaker

A Prefeitura do Rio de Janeiro abriu inscrições para 3,5 mil vagas em cursos gratuitos oferecidos nos Espaços da Juventude da cidade. As inscrições seguem abertas até 30 de junho e podem ser realizadas por jovens de 15 a 29 anos residentes no município.

Os cursos são oferecidos nas unidades localizadas nos bairros do Estácio, Cidade de Deus, Madureira, Vigário Geral, Jacarezinho, Vargem Pequena e Campo Grande (FOTO LARYSSA LOMENHA / JUVRIO)

Segundo a Secretaria Municipal da Juventude Carioca (JUVRio), as aulas ocorrerão durante o mês de julho. Os interessados devem se inscrever pela plataforma Oportunidades Cariocas, onde é possível consultar os cursos disponíveis e preencher o formulário de participação.

Sete unidades participam da iniciativa

Ao todo, a Prefeitura oferece 12 cursos nas sete unidades dos Espaços da Juventude. A lista inclui Operador de Drone, Design Gráfico e Criatividade para o Mundo Digital, Inglês sem Fronteiras, Mídias Sociais, Informática para Negócios e Fotografia Mobile.

Também fazem parte da programação os cursos de Manutenção e Montagem de Computador, Desenvolvimento da Oratória e Apresentação em Público, Fotografia, Robótica, Inteligência Artificial e Videomaker. De acordo com a JUVRio, os participantes receberão material didático e certificado de conclusão.

Espaços da Juventude

Os Espaços da Juventude foram implantados pela Prefeitura em 2022 e funcionam como centros de formação voltados para tecnologia e capacitação profissional. As unidades estão localizadas nos bairros do Estácio, Cidade de Deus, Madureira, Vigário Geral, Jacarezinho, Vargem Pequena e Campo Grande.

Segundo dados divulgados pela Secretaria Municipal da Juventude Carioca, 55.151 jovens já concluíram cursos oferecidos pelo programa desde o início das atividades.

Leia também: Mangaratiba abre edital com 140 vagas para programação cultural

Jose Roberto de Souza

José Roberto de Souza é estudante de Jornalismo pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Atua como crítico de cinema, jornalista cultural e repórter estagiário do Jornal Atual.

Matérias relacionadas

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo



Os cursos são oferecidos nas unidades localizadas nos bairros do Estácio, Cidade de Deus, Madureira, Vigário Geral, Jacarezinho, Vargem Pequena e Campo Grande (FOTO LARYSSA LOMENHA / JUVRIO)