Escola da Praia Brava passa por reestruturação elétrica
Prefeitura de Mangaratiba cobra aumento de carga da Enel enquanto moderniza a infraestrutura elétrica das escolas

A Prefeitura de Mangaratiba está promovendo uma ampla reestruturação elétrica nas escolas municipais para permitir o uso adequado de aparelhos de ar-condicionado. Nesta quinta-feira (20), o prefeito Luiz Cláudio Ribeiro visitou a Escola Municipal Maria Rosa Magalhães, na Praia Brava, que já conta com um novo circuito de energia.
De acordo com a prefeitura, agora, a unidade possui nove salas climatizadas. No entanto, o funcionamento ainda não ocorre em sua capacidade total devido à necessidade de aumento de carga, que depende da concessionária de energia Enel. A gestão municipal segue cobrando agilidade na adequação por parte da empresa, enquanto avança nos processos licitatórios para a aquisição de mais aparelhos de ar-condicionado para outras escolas.
Compromisso
l Segundo o prefeito, a prioridade é solucionar a questão da climatização o mais rápido possível. “Mais de 90% das salas de aula do município ainda não contam com ar-condicionado, e estamos enfrentando o verão mais quente dos últimos 21 anos. Isso gera grande sofrimento para alunos e professores. Estamos modernizando a parte elétrica das escolas para garantir um ambiente mais adequado, mas dependemos da Enel para o aumento de carga. Seguiremos trabalhando para que, no próximo verão, essa situação esteja resolvida”, afirmou Ribeiro.

Ampliação do projeto
A Escola Municipal Rosa Maria também recebeu um novo circuito de energia, com substituição do cabeamento, tubulação e divisão do abastecimento. Cada sala agora conta com disjuntores independentes, garantindo maior segurança e estabilidade para os equipamentos.
Nesta sexta-feira (21), os serviços continuarão nas escolas Maria de Lourdes, Nossa Senhora das Graças e Frei Afonso, seguindo posteriormente para todas as demais unidades da rede municipal de ensino. A meta da Prefeitura é concluir a modernização elétrica em todas as escolas, assegurando uma infraestrutura adequada para a climatização completa das salas de aula.
A Prefeitura reforça que a modernização da rede elétrica é essencial para garantir o funcionamento eficiente e seguro dos equipamentos de climatização nas escolas, proporcionando mais conforto e melhorando a qualidade do ensino.
*Texto produzido a partir de release enviado pela Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mangaratiba.