Comitê Guandu encerra ciclo e anuncia novo edital do Produtores de Água e Floresta
Evento em Rio Claro reuniu produtores rurais, lideranças comunitárias, representantes de órgãos ambientais e a equipe do projeto
![Pessoas sentadas num auditório assistindo a uma palestra](https://jornalatual.com.br/wp-content/uploads/2025/02/COTIDIANO-Comite-Guandu-encerra-ciclo-e-anuncia-novo-edital-do-Produtores-de-Agua-e-Floresta-1-780x470.webp)
Na sexta-feira (31), o Comitê Guandu (CG-RJ) comemorou as conquistas alcançadas em dois anos e meio do Programa Produtores de Água e Floresta (PAF-Re/Floresta). A celebração foi durante o Encontro pelas Florestas e a Água, realizado no Centro de Convenções Professora Walma Pereira, na cidade de Rio Claro. O evento marcou também o lançamento do novo edital do PAF-Re/Floresta, reunindo produtores rurais, lideranças comunitárias, representantes de órgãos ambientais e a equipe do projeto.
O encontro foi um momento de reconhecimento do sucesso do projeto que realizou ações de restauração em áreas degradadas da Mata Atlântica local. Ele promoveu também diversas capacitações estreitando laços com a comunidade quilombola do Alto da Serra do Mar e produtores rurais da região.
Compromisso com a conservação e restauração
A programação incluiu apresentação dos resultados, exibição de um mini documentário mostrando a jornada e animação para celebrar o impacto das ações do projeto. Houve ainda exposição fotográfica, feira de produtores locais e atrações culturais. Outro momento importante foi o lançamento do novo edital do PAF voltado para produtores de Rio Claro, Mendes, Engenheiro Paulo de Frontin e Miguel Pereira.
Com grandes metas para o próximo biênio, o PAF vai ampliar ações para conservar 800 hectares de floresta e restaurar 100 hectares de áreas desmatadas. Também vai restaurar 50 hectares em projetos de sistemas agroflorestais, silvipastoris e de outras boas práticas agrícolas. Assim, garantindo a continuidade dos esforços pela recuperação ambiental e garantir o acesso e a conservação da água.
Presença e agradecimentos
O PAF-Re/Floresta é financiado pelo Programa Petrobras Socioambiental e pelo CG-RJ. Ele deixa como legado dezenas de proprietários rurais engajados e prontos para as ações do novo edital. Compareceram ao evento autoridades como o diretor-geral do CG-RJ e representante da Cedae, Elton Luis da Silva Abel; e o prefeito de Rio Claro, Babton Biondi. A equipe do PAF também aproveitou para agradecer a todos os participantes, parceiros e apoiadores, que fizeram do evento um marco na trajetória do projeto.
Leia também: Estado assina acordo para criação da Metrópole Azul no Rio
*Texto elaborado a partir de release enviado pela Ascom do CG-RJ