Mangaratiba recebe “Inventário da Oferta Turística”
Documento mapeia empreendimentos, atrativos naturais e culturais para fortalecer o planejamento estratégico e promover o turismo local
Em uma iniciativa inovadora para o desenvolvimento e promoção do turismo em Mangaratiba, o município recebeu nesta quarta-feira (13) o “Inventário da Oferta Turística de Mangaratiba”. O projeto, elaborado pela Secretaria de Turismo de Mangaratiba em parceria com o Sebrae, foi apresentado em cerimônia realizada no Centro de Convenções do Condomínio Condado Aldeia dos Reis, no Sahy.
O documento, entregue com o objetivo de fomentar o setor turístico local, mapeia e cataloga os principais empreendimentos turísticos, atrativos naturais e culturais do município, criando uma base sólida para o planejamento estratégico, promoção turística e apoio ao investimento. O consultor do Sebrae, Flávio Gueiros, detalhou todas as etapas de desenvolvimento do inventário, realizado em parceria com a equipe da Secretaria Municipal de Turismo.
Durante a apresentação, foram destacados aspectos importantes do levantamento, como a rede de hotelaria, atrativos diversos, atividades econômicas e transporte, além de soluções apontadas para a capacitação e melhoria dos serviços prestados aos turistas.
Balanço da gestão
O secretário de Turismo e Cultura, Fernando Luís da Matta, destacou a importância do inventário e os principais avanços da pasta nos últimos meses. Entre os destaques estão: a criação do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR); a sanção da Lei nº 1484/23, que regulamenta o Órgão e estabelece o Fundo Municipal de Turismo (FUMTUR); e o desenvolvimento do Plano Municipal de Turismo (PLAMTUR). O projeto “Mangaratiba Surpreendente”, com roteiros voltados para a valorização das belezas naturais, gastronomia e patrimônio histórico, também foi entregue como parte dos esforços para intervenções no turismo.
LEIA MAIS: PLANO DE AUXÍLIO MÚTUO PROMOVE REUNIÃO FOCADA NO VERÃO 2024/2025
Iniciativas para fortalecer o turismo local
Além do inventário, três iniciativas complementares foram apresentadas para fortalecer o setor turístico. A Secretaria de Meio Ambiente anunciou a criação da “Área de Proteção Ambiental (APA) Municipal da Ilha Verde”. A Fundação Mário Peixoto, por sua vez, apresentou os avanços na revitalização do Museu Municipal de Mangaratiba. Por fim, a Secretaria de Segurança divulgou o projeto da Guarda Turística, um grupo bilíngue e especializado que designa a operar em janeiro de 2025 nos principais pontos turísticos.
O evento contou com a participação de diversas autoridades municipais e representantes do Sebrae, como o secretário de Defesa Civil, Paulo Rogério Escarani, o secretário de Agricultura e Pesca, Ricardo Gicquel, o subsecretário de Meio Ambiente, Alan Vidal, a superintendente do Museu de Mangaratiba, Juliana Pereira, o corregedor da Guarda Municipal, Aurenível Oliveira, a coordenadora do Sebrae, Thaissa Araújo, e o representante regional do Sebrae, Leonardo Higino.
*Texto produzido a partir de release enviado pela Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Mangaratiba.