CONFIRA A VERSÃO DIGITAL DA REVISTA "ITAGUAÍ 206 ANOS"!

Clique aqui e leia

Atual estabelece princípios editoriais de conduta ética

Iniciativa adere a Programa de Indicadores de Compromissos com o Público do Projor

O Jornal Atual torna público compromissos editoriais e informações relevantes sobre sua conduta ética para a publicação de conteúdo destacando transparência na sua linha editorial, descrevendo princípios éticos e profissionais que norteiam a sua Redação. Esses compromissos estão publicados no site do jornal e podem ser encontrados no topo e no fim da página principal e, ainda, em todas as páginas de conteúdo.

Segundo o diretor-presidente do jornal, jornalista Marcelo Godinho, essa iniciativa não muda em nada o compromisso que o Atual já havia assumido há 23 anos, quando começou a circular em fevereiro de 2001: “O que fazemos agora é tornar público nosso compromisso de transparência, imparcialidade e valorização do jornalismo profissional. E deixar claro que nossa conduta é norteada por princípios morais e éticos”, ponderou Godinho

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Entre as informações que ditam a conduta de transparência e que passam a compor o site do Jornal Atual, está a descrição dos Princípios Editoriais da empresa: “Nossos princípios editoriais são a base de todas as nossas decisões jornalísticas. Eles refletem nosso compromisso com a verdade, a independência, a imparcialidade e o respeito à dignidade humana. Nosso conteúdo é pautado pela apuração rigorosa dos fatos, garantindo que todas as informações sejam verificadas antes de sua publicação. Além disso, buscamos ouvir todos os lados de uma história, promovendo um debate equilibrado e inclusivo.”

o jornalista Marcelo Godinho é fotografado usando  costume preto e blusa cinza a frente de uma TV que mostra o brasão heráldico da cidade de Itaguaí ao lado de uma palavra encoberta pelo fotografado

Nossos princípios editoriais são a base de todas as nossas decisões jornalísticas

Jornalista Marcelo Godinho, diretor do Jornal Atual

Projor, a motivação… a inspiração

O jornalista Marcelo Godinho aponta a iniciativa do Projor – Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo como a inspiração para tornar público esses compromissos com o leitor. Responsável pela continuidade do legado do jornalista Alberto Dines, o Projor estabeleceu o Programa de Indicadores de Compromissos com o Público para acrescentar uma camada no Atlas da Notícia, do qual o Atual está inserido.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Este programa, segundo a organização, “pretende ser uma referência de transparência e responsabilidade com a qualidade da informação para políticas públicas e privadas de incentivo, anunciantes, financiadores e audiências”. Os veículos que atenderem pelo menos oito dos 11 critérios estabelecidos por uma comissão do Atlas irão receber um selo com a inscrição “veículo comprometido com o público” e o número de indicadores com os quais têm conformidade para usarem em suas páginas. 

Os critérios para o selo

Os critérios de avaliação levam o veículo a tornar público, além do expediente, seus princípios editoriais, sua política de correção de erros, a indicação da afiliação a associações setoriais do jornalismo, acesso aos profissionais da redação, indicação da propriedade do veículo, identificação clara de conteúdos patrocinados, transparência de financiamento, identificação de autoria (das matérias), política de privacidade e ter site com acessibilidade.

Godinho avalia que a proposta do Projor de criar o selo será um diferencial para os veículos jornalísticos profissionais, que foram diretamente atingidos pela proliferação nas Redes Sociais de geradores de conteúdos ditos noticiosos, mas que, na verdade, não têm nenhum compromisso ético com seu conteúdo.

Segundo o diretor do Jornal Atual, o selo confere o status de jornalismo sério para os agentes públicos e privados que visam incentivar o jornalismo profissional e irá creditar ao veículo de comunicação notoriedade: “Mas aos leitores de todos os veículos que vierem a receber o selo, em especial aos do Atual, em nada irá mudar senão apenas a confirmação de um propósito da vida toda, uma vez que, a exemplo de nosso trabalho, sempre fomos reconhecidos pela audiência”, enfatiza.

Divulgação em novembro

Os examinadores do Atlas da Notícia estão avaliando os sites de mais de 200 jornais pelo Brasil e em novembro será divulgada a primeira leva de veículos que receberão o selo. O critério adotado na primeira fase foi avaliar associados da AJOR – Associação de Jornalismo Digital, da ANJ – Associação Nacional de Jornais e da Aner – Associação Nacional do Editores de Revista, da qual o Jornal Atual faz parte.

– Estou confiante de que receberemos do Projor o selo de “veículo comprometido com o público”, pois fizemos nosso dever de casa. Mas a banca examinadora é soberana e pode ser que avalie que precisamos melhorar em algum aspecto. Se isso acontecer, seguiremos com o propósito e faremos o que for necessário para conseguir a certificação. Mas posso adiantar que para nós, do Jornal Atual, tornar público nosso compromisso com o leitor já faz de nosso veículo um canal de comunicação diferenciado, avaliou Marcelo Godinho.

Marcelo Godinho

Marcelo Godinho é bacharel em Comunicação Social, graduado em Jornalismo pela Universidade Gama Filho e é o profissional responsável e fundador do Jornal Atual.

Matérias relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com