Mangaratiba recebe prova de Triathlon neste fim de semana
Com apoio do Governo do Rio, circuito estreia no Brasil o modelo exclusivo com modalidades disputadas individualmente em dias consecutivos
De sexta-feira (9) a domingo (11), Mangaratiba, na Costa Verde do Rio de Janeiro, será o palco do TRITON 3. Este evento, por ser parte do circuito internacional TRITON World Series, traz um formato inovador. Portanto, ele oferece desafios únicos para que cada atleta desperte seu espírito de superação e, assim, transponha seus limites. O evento acontece no Portobello Resort & SafarI. Além disso, conta com o apoio do Governo do Rio, através da Lei estadual de Incentivo ao Esporte.
“Trazer pela primeira vez uma prova tão emblemática no cenário mundial do triathlon para o Brasil e o Rio de Janeiro é motivo de grande orgulho. Dessa forma, mostramos a força do calendário esportivo do estado e sua pluralidade em todos os 92 municípios. O TRITON, além de tudo, atrai atletas do mundo todo para Mangaratiba, onde buscam os melhores resultados e as maiores emoções”, celebrou o secretário estadual de Esporte e Lazer, Rafael Picciani.
Além disso, a prova classifica para a final mundial do circuito TRITON World Series, que acontecerá em 2025. Em Mangaratiba, os atletas, que desafiaram seus próprios limites nas provas de natação, ciclismo e corrida, irão aproveitar um cenário paradisíaco e uma estrutura de alta qualidade. Dessa maneira, a competição está diretamente ligada à história do triathlon brasileiro, visto que, nos anos 1980, a primeira prova de distância full realizada no país teve em Mangaratiba um dos seus trechos mais icônicos.
Mangaratiba marca a estreia do Brasil no circuito
Assim, será a estreia no Brasil do modelo de prova exclusivo do TRITON, no qual cada modalidade – natação, ciclismo e corrida – é realizada em dias consecutivos. Esse formato permite que os atletas deem tudo de si em cada disciplina, buscando sempre a superação e os melhores resultados. Além do mais, o modelo equilibra o peso de cada etapa na pontuação final da prova, tornando o evento atraente tanto para os atletas de alto rendimento quanto para aqueles que têm mais afinidade em uma das disciplinas, ou mesmo para quem busca no triathlon uma melhor qualidade de vida.
“O TRITON resgata a essência do triathlon, trazendo de volta o desafio, a inovação e, principalmente, o espírito de superação. Alinhado às origens da modalidade, o TRITON, assim, busca proporcionar a cada atleta uma experiência única, em uma corrida em estágios na qual ajustamos também o peso das modalidades para, de fato, coroarmos o melhor triatleta”, explica André Gracindo, Global Head of Operations do TRITON World Series.
Programação
As provas de natação ocorrerão na sexta-feira (9) nas águas tranquilas e bem sinalizadas da Marina Portobello. O desafio, assim, será em distâncias de 1.000 metros (Short), 2.000 metros (Middle) e 3.000 metros (Long), e os participantes, além disso, serão recompensados com um dos trechos mais preservados da Costa Verde, com águas cristalinas e a Mata Atlântica ao redor.
No sábado (10), os atletas irão pedalar em uma das melhores estradas do país para o ciclismo de estrada, na Serra do Piloto. Este percurso, que faz parte da antiga Estrada Imperial, é um patrimônio histórico e, além disso, oferece uma topografia desafiadora. Há muitos trechos de subida, em distâncias de 50 km (Short), 100 km (Middle) e 150 km (Long). No domingo (11), as provas de corrida, além do mais, ocorrerão dentro do Portobello Resort & Safari. O percurso é inédito e promove velocidade e exige muito preparo, técnica e perseverança. As distâncias serão de 10 km (Short), 20 km (Middle) e 30 km (Long).
Opções de participação
Os atletas puderam escolher entre três opções de participação: solo, onde competem individualmente nas três modalidades, por distância e faixa etária; revezamento, que pode ser composto por dois ou três atletas, onde cada participante disputa uma modalidade, ocorrendo apenas na distância Middle; e a inscrição individual, onde o participante pode escolher realizar uma ou mais disciplinas de sua preferência, sem a necessidade de competir nos três dias.
Sistema inovador de pontuação
As inovações do modelo TRITON 3 não se limitam às opções de participação. A pontuação, além disso, também segue um modelo exclusivo do circuito. O acumulado dos três dias de provas é feito a partir da soma das colocações do atleta em cada modalidade. A posição de chegada em cada prova, assim, representa um ponto. Em outras palavras, quem somar menos pontos ganha. Por exemplo, se o atleta ficar em 1º lugar na natação, 4º no ciclismo e 2º na corrida, ele somará 7 pontos. Quem somar a menor pontuação será o campeão.
No triathlon tradicional, a classificação é feita pelo tempo acumulado nas três provas, com uma influência quantitativa de tempo, sendo menor na natação, maior no ciclismo e intermediário na corrida. O TRITON 3, por sua vez, equilibra a performance em cada modalidade, dando a todas as disciplinas o mesmo peso na classificação geral dos atletas.
Atrações do evento em Mangaratiba
Pensando também no conforto dos familiares e acompanhantes, o TRITON oferecerá diversas atrações para o público na arena. Ocorrerão ativações de patrocinadores, shows diários com bandas locais e recuperação gratuita para os atletas. No sábado, o TRITON promoverá três sessões de Talk Shows sobre temas relevantes para os atletas, como nutrição esportiva. No terceiro Talk Show, Miguel Morone, melhor maratonista amador do Brasil, revelará seus segredos de performance; Wagner Romão, triatleta de alto rendimento do Exército brasileiro; e Hector Haussen, executivo e triatleta de alto rendimento.
Além disso, a arena será palco da Kids Races, uma prova criada para incentivar as crianças a praticarem esportes desde cedo. A Kids acontecerá no sábado (10) no Portobello Resort & Safari. A prova contará com categorias de 3 a 14 anos. As crianças menores de 5 anos, dessa maneira, devem estar acompanhadas pelos pais ou responsáveis.
O evento é da 213 Sports, juntamente com a Blue Orange e Soul Race USA. Ademais, conta com apoios de CP Bike, Meet Fisioterapia, Oakley, Strava, Vitafor, Liquidz, Inside Produções, do Governo do Rio, Prefeitura de Mangaratiba. Por fim, é chancelado pela FTERJ e tem apoio de mídia.
Confira outras notícias sobre Mangaratiba clicando aqui.