Marinha entrega nova embarcação para a Ilha da Marambaia
Embarcação que atenderá moradores e militares, realizou sua viagem inaugural, transportando autoridades e convidados até a ilha
Na manhã de sexta-feira (21), a Marinha do Brasil celebrou a entrega da embarcação “Sargento Barnabé” aos moradores da Ilha da Marambaia, em Mangaratiba. A cerimônia, realizada no cais do Centro de Avaliação da Ilha da Marambaia (CADIM), contou com a presença de autoridades militares e civis, e representantes da Associação da Comunidade dos Remanescentes de Quilombo da Ilha da Marambaia (Arqimar). O novo meio de transporte também será utilizado pelos militares do CADIM.
A embarcação “Sargento Barnabé”, a primeira de uma nova classe, tem capacidade para 200 passageiros e quatro tripulantes. Com um comprimento de 27,80 metros e casco de aço, alcança uma velocidade máxima de 12 nós e uma velocidade de cruzeiro de oito nós. Com comodidades como ar-condicionado, sistema de TV, som ambiente e banheiros, a embarcação atende aos requisitos de acessibilidade, incluindo rampas, banheiros para pessoas com necessidades especiais, bancos para obesos e espaços dedicados a cadeirantes.
A cerimônia foi marcada pela assinatura do termo de recebimento pelo CADIM e pela Diretoria de Engenharia Naval (DEN), formalizando a entrega da embarcação. “Nós da Diretoria Geral visamos a atividade fim do setor operativo, mas também toda a parte de apoio. Estamos entregando essa embarcação para facilitar a formação do nosso pessoal e o transporte para a sociedade que vive aqui. Será um ganho imenso para a nossa Marinha e para a sociedade,” afirmou o almirante de esquadra Edgar Luiz Siqueira Barbosa, diretor-geral do material da Marinha.
COMPROMISSO COM A INDÚSTRIA NAVAL
De acordo com a Marinha do Brasil, a construção da “Sargento Barnabé” é resultado de um contrato assinado em 15 de julho de 2013 entre a DEN e o Estaleiro B3 Boat, localizado em Salvador, na Bahia. O projeto gerou aproximadamente 50 empregos diretos e 150 empregos indiretos, contribuindo para o desenvolvimento da economia local. Com mais de 95% de conteúdo nacional, a construção da embarcação reforça o empenho da Marinha em promover o desenvolvimento industrial interno.
HOMENAGEM A UM VETERANO CAMPEÃO
Ao nomear a embarcação como “Sargento Barnabé”, o Corpo de Fuzileiros Navais presta homenagem ao veterano Barnabé Santos Souza, que ingressou na Marinha em 1956. Além de suas habilidades profissionais, destacou-se internacionalmente no pentatlo militar. Foi campeão brasileiro de 1960 a 1969, campeão sul-americano em 1968 e 1969, e campeão mundial por equipes em 1960 e 1965. Foi também sete vezes vice-campeão mundial por equipes e conquistou o terceiro lugar em três ocasiões. Em 1961, foi campeão sul-americano destacado, reafirmando seu legado de excelência e dedicação. O filho do homenageado, Carlos Barnabé Santos Souza, marcou presença na cerimônia e agradeceu à Marinha pelo carinho com seu pai.