Renato Regazzi lança livro em Portugal
O último dia 11 de março e a Livraria da Travessa, em Lisboa, foram a data e o local escolhidos para o lançamento em terras lusitanas do livro “Economia do mar: uma estratégia de desenvolvimento sustentável Brasil-Portugal” (Editora Senac), uma seleção de textos organizada por Renato Regazzi e Dulce Ângela Procópio sobre um contexto econômico que tanto tem a dizer tanto para o Brasil quanto para Portugal. Ambos os países têm litorais historicamente relevantes e poderosos, fato que nunca escapou da percepção de Regazzi, que é colunista da edição digital do Jornal Atual todos os sábados e sempre brinda os leitores com reflexões sobre o que se tem chamado de “a potência azul”, ou seja, o mar.
Mais de 70 pessoas estiveram presentes ao evento na charmosa capital portuguesa.
“Precisamos cada vez mais focar na necessidade do desenvolvimento da consciência marítima na população para impulsionar o “crescimento azul” por meio da tecnologia, inovação e colaboração”, costuma dizer repetidamente Renato. Ele agradeceu primeiro a sua colega organizadora da obra: “Nada disso teria acontecido sem o trabalho e resiliência de nossa amiga organizadora e autora do livro, a Dulce Ângela Procópio Fecomércio/Senac”. Sobre o evento na tradicional livraria lisboeta, ele comentou: “Foi uma energia que não tenho palavras para descrever”.
Estiveram presentes o Presidente da Águas do Rio – Alexandre Bianchini; o Prefeito de Paraty – Luciano Vidal; do Conselheiro do Sebrae – Jorge Ávila e o Subsecretário de estado de Energia e Economia do Mar do RJ – Marcelo Filipe.
Renato Regazzi também aproveitou para agradecer ao Presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Rio e Presidente da Facerj – Robson Carneiro; ao Presidente do Sistema Fecomércio – Antônio Florêncio de Queiroz e ao Diretor do Senac – Sergio Ribeiro “pela produção do referente livro por meio da editora Senac, que devido a excelência de seus líderes e equipe, proporcionaram a confecção dessa importante e agora internacional publicação”.
Sobre o livro
O livro “Economia do mar: uma estratégia de desenvolvimento sustentável Brasil-Portugal” explora as oportunidades, os desafios e as perspectivas da economia azul: um campo em franco crescimento, que busca conciliar desenvolvimento econômico e territorial com conservação dos recursos marinhos, sempre voltado à sustentabilidade.
Leia e veja mais sobre Renato Regazzi e sobre o livro no link abaixo:
Na obra, definições e temas relacionados com economia do mar sustentável abordam as tendências de negócios e o empreendedorismo azul, um paradigma econômico inovador, como impulsionadores de novas oportunidades de trabalho, emprego e renda.
Em paralelo, e com igual relevância, apresentam-se cases do Rio de Janeiro e de Portugal sobre financiamento, governança ambiental e social, dinâmica econômica nos territórios marítimos, além de setores-chave como pesca, aquicultura, biotecnologia, energia, economia da praia, esportes, turismo e gastronomia do mar. Exibe-se, então, o panorama no estado do Rio de Janeiro e atravessa-se o Atlântico para explicar a dinamização em Portugal: referência internacional no tema. Essas sinergias setoriais e parcerias colaborativas e convergentes são essenciais para consolidar a economia do mar e alavancar o crescimento de ambos os países e das demais nações de língua portuguesa.