Mangaratiba sedia ‘Jornada do Turismo Fluminense’
Mangaratiba sediou a ‘Jornada do Turismo Fluminense’ nesta quarta-feira (12), reunindo especialistas, operadores do trade turístico da região e representantes das cidades. O evento, realizado no Condomínio Condado Aldeia dos Reis, no Sahy, foi marcado pela apresentação do Plano Estratégico Turismo RJ+10 anos e da Lei Estadual de Turismo, bem como pela realização de uma Oficina para elaboração do Plano de Ação Regional voltado à Costa Verde.
Durante a conferência, os participantes assistiram à palestra “O planejamento como vetor de integração regional para o turismo do estado do Rio de Janeiro”, ministrada por Ana Cláudia Peixoto, consultora do Sebrae-RJ. A apresentação do Plano Estratégico Turismo RJ+10 anos e da Lei Estadual de Turismo foi conduzida por Valéria Lima, diretora de Gestão e Desenvolvimento da SETUR-RJ, e pelo professor Carlos Alberto Lidízia, vice-diretor da faculdade de Turismo e Hotelaria da Universidade Federal Fluminense (UFF).
POTENCIAL DA COSTA VERDE
Os especialistas ressaltaram a importância da colaboração entre as cidades da região e a SETUR. Além disso, destacaram a necessidade de ter um Conselho Municipal de Turismo ativo em cada município e evidenciaram o potencial da Costa Verde nos segmentos de ecoturismo, turismo histórico cultural, de sol e praia, náutico, de pesca, de aventura, gastronômico e de negócios.
A oficina de elaboração do Plano de Ação Regional foi mediada por consultores do Sebrae, contando com o apoio de especialistas, professores convidados, equipes da SETUR-RJ e TurisRio, além da participação ativa dos presentes. Os planos serão agora aplicados nos municípios envolvidos.
Fernando Luís da Matta, secretário de Turismo e Cultura, elogiou o trabalho realizado pela Secretaria de Cultura e Turismo de Mangaratiba, reforçando o progresso alcançado na alavancagem do turismo local. Ele mencionou a realização do 1º Fórum de Turismo da cidade, parcerias com o Sebrae RJ e a elaboração da Lei do Conselho de Turismo (COMTUR), visando garantir a continuidade dos esforços ao longo dos anos. Matta afirmou que, com o apoio da população e dos operadores turísticos, a cidade continua se desenvolvendo, trazendo benefícios para os moradores.
O evento contou com a presença do subsecretário Estadual de Turismo, Nilo Sérgio Félix, da coordenadora da Escola de Contas e Gestão do TCE-RJ, Márcia Araújo Calçada, da gerente de projetos do SEBRAE RJ, Tayssa Araújo, do secretário de Defesa Civil, Paulo Rogério Escarani, do subsecretário de Turismo e Cultura, Washington Santos, além dos representantes de Angra dos Reis, Paraty e Itaguaí.