Vídeo: Prefeitura de Mangaratiba interdita obra na mansão de Neymar
A prefeitura de Mangaratiba divulgou para a imprensa, na tarde desta quinta-feira (22) que interditou uma obra na mansão do jogador Neymar, no condomínio Aero Rural, em Mangaratiba. A interdição aconteceu no contexto de uma operação de fiscalização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Mangaratiba em conjunto com a Polícia Militar Ambiental, a Polícia Civil e agentes do Grupamento de Proteção Ambiental do munícipio. O pai do atleta estava no local quando as autoridades chegaram.

A ação se deu após denúncias baseadas em postagens de redes sociais, que mostravam uma grande obra sendo feita, sem autorização ambiental, na propriedade do jogador.
A equipe da prefeitura listou as infrações ambientais: desvio de curso de água, captação de água de rio sem autorização, captação de água para lago artificial, terraplanagem, escavação, movimentação de pedras e rochas sem autorização, e aplicação de areia de praia sem autorização ambiental.
Segundo a Secretária de Meio Ambiente de Mangaratiba, Shayene Barreto, durante a ação conjunta de vistoria no local os agentes constataram as irregularidades. A interdição ocorreu em decorrência disto.
De acordo com a equipe da Secretaria de Meio Ambiente, os próximos passos são produzir o parecer das irregularidades e a emitir multa. Segundo as primeiras estimativas, o valor não será menor que R$ 5 milhões.
Voz de prisão
Ainda de acordo com a nota da prefeitura, a secretária de Meio Ambiente de Mangaratiba, Shayenne Barreto, foi desacatada pelo pai de Neymar e lhe deu voz de prisão. A medida foi tomada com base no artigo n° 331 do Código Penal, que torna crime o desacato ao funcionário público no exercício da profissão.
Assista parte do vídeo que a prefeitura gravou durante a interdição e o momento em que a secretária dá voz de prisão ao pai de Neymar:
Entretanto, considerando o princípio da razoabilidade e diante a um pedido da assessoria do senhor Neymar Santos, ele foi liberado para cumprir um compromisso em São Paulo.
O Atual tentou, sem sucesso, obter uma nota da assessoria de Neymar, mas vai continuar tentando e, quando conseguir, incluirá nesta matéria.