Mangaratiba: prefeitura lança projeto para impulsionar turismo
A prefeitura de Mangaratiba pretende abrir em breve as inscrições para a primeira edição do projeto Um dia em Mangaratiba, cujo objetivo é impulsionar o turismo no município, que hoje tem uma média mensal de 32 mil visitantes – segundo a Secretaria Municipal de Turismo. O programa consiste em visitas guiadas mensais que vão levar moradores e viajantes para atividades em diversos pontos turísticos.
A ideia é traçar um roteiro distinto a cada mês, sem deixar de fora atrações como cachoeiras, ilhas, trilhas e a Serra do Piloto, além de locais históricos, como as ruínas, o Solar Barão do Sahy e a Estrada do Atalho.
A previsão para a primeira visita guiada é novembro, e o roteiro já tem definição. O grupo participante vai visitar a Fazenda Santa Justina, no primeiro distrito, e conhecer todo o local, inclusive, os pontos históricos. Sobre a inscrição, que será gratuita, a Secretaria Municipal de Turismo aguarda apenas a confirmação da data para liberar um formulário. A divulgação será no Facebook e no site da prefeitura.
NO VERÃO
Segundo a Secretaria de Turismo, a expectativa agora é aproveitar o verão para aumentar de 25% a 30% a média mensal de 32 mil turistas que Mangaratiba registrou nos últimos anos. A pasta faz a contabilidade sobre esses visitantes nos cais turísticos de Itacuruçá e Conceição de Jacareí e nos resorts da região e outros tipos de hospedagem.