Itaguaí: fim de semana tem mutirão para solicitação de carteira de identificação da pessoa com autismo
Depois de entregar 150 Carteiras de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea) no fim do mês passado, a prefeitura de Itaguaí organiza um mutirão para que mais moradores tenham acesso ao documento, que oferece mais segurança e autonomia aos beneficiários. O serviço acontece no sábado e no domingo, das 9h às 18h, no Parque Municipal.
Para ter acesso ao atendimento, é necessário levar os seguintes documentos: CPF, RG, foto 3×4, Cartão do SUS, comprovante de residência e laudo médico com CID (Classificação Internacional de Doenças). O mutirão faz parte das atividades que a prefeitura promove em comemoração pelo Dia das Crianças.
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Quem não conseguir ir ao Parque Municipal no fim de semana, pode comparecer em qualquer dia útil à Secretaria de Assistência Social, que fica na Rua General Bocaiúva, número 880 (em frente ao restaurante Gusto).
A Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista consta na Lei Federal 13.977/2020 – conhecida como “Lei Romeo Mion”, em referência ao filho do apresentador Marcos Mion. O documento garante ao beneficiário atenção integral e prioridade no atendimento em serviços públicos e privados nas áreas de saúde, educação e assistência social. Nele, devem constar as seguintes informações: a identificação da pessoa com Transtorno do Espectro Autista e um contato de emergência. É possível incluir ainda dados do representante legal/cuidador.