CONFIRA A VERSÃO DIGITAL DA REVISTA "ITAGUAÍ 206 ANOS"!

Clique aqui e leia

Saiba que documentos levar e se é possível votar sem título

Está chegando o dia! No domingo (2), milhões de brasileiros irão as urnas para eleger os novos representantes nos poderes legislativo e executivo, em níveis estadual e federal – mas é possível também que algumas definições fiquem para o segundo turno. E como se trata de um processo que a população vive a cada dois anos, é natural se esquecer de algum procedimento ou ficar indeciso, por exemplo, sobre que documentação apresentar ao mesário. Por isso, o ATUAL entra na última semana antes do dia mais importante para a democracia do país estreando uma série de reportagens no melhor estilo “dúvidas frequentes”. A proposta é prestar serviço e trazer informações que serão úteis no dia do pleito.

Para começar, a primeira dúvida a ser tirada é exatamente sobre que documentação apresentar antes de votar. O TRE-RJ (Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro) orienta os eleitores a comparecerem à seção eleitoral com um documento oficial e original com foto. Por exemplo, Carteira de Identidade, Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Carteira da Categoria Profissional reconhecida por lei, Certificado de Reservista ou Carteira de Trabalho. O órgão alerta que certidão de nascimento ou de casamento, justamente por não terem foto, não são documentos válidos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para que não haja dúvidas quanto a zona e seção eleitorais, é aconselhável também que se leve o título de eleitor – ou a versão virtual, um aplicativo chamado e-Título. Entretanto, como o documento indispensável é o que tem foto, o título acaba servindo apenas como um informativo do local de votação mesmo.

CONSULTA VIRTUAL

Para quem perdeu o título ou não lembra onde guardou, é possível consultar zona e seção no site do TRE-RJ (acesse aqui) e fazer o seguinte caminho: clique em “Eleitor e eleições”; depois em “Eleições, plebiscitos e referendos”; em seguida em “Eleições 2022”; e, por fim, em “Locais de votação e atendimento ao eleitor”. O e-Título também pode servir como fonte de pesquisa. Como documento para votar, o aplicativo serve apenas para quem já tem a biometria cadastrada.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Redação

O Atual atua desde 2001 em Itaguaí, Mangaratiba e Seropédica com notícias, informações e demais serviços jornalísticos, digitais e audiovisuais. Além disso, aborda ocasionalmente assuntos que envolvem também a Zona Oeste da capital do Rio de Janeiro. O Atual oferece matérias e vídeos em seu site e nas suas redes sociais, com o compromisso de imprensa legítima e socialmente responsável.

Matérias relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com