Seropédica: empresa do setor de embalagens investirá R$ 100 milhões em fábrica na cidade
O site Valor Econômico publicou há dois dias que a empresa indiana EPL investirá R$ 100 milhões em uma fábrica em Seropédica para a produção de tubos de cremes dentais para a gigante estadunidense de bens de consumo Procter & Gamble (P&G). De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do governo do Rio de Janeiro, a previsão é que a fábrica comece a operar ainda neste ano.
A americana P&G – que produz na cidade produtos para cabelo e higiene bucal – concluiu em 2020 a mudança estrutural da sua unidade em Seropédica, no sentido de ampliar e modernizar o parque fabril. A empresa tinha duas unidades no estado, e decidiu, no processo de mudança, priorizar a produção nas instalações mais recentes.
PARA ATENDER A P&G
Ainda segundo o site informativo, a empresa indiana EPL já havia informado ao mercado sua entrada no Brasil e o contrato com uma multinacional, mas não havia revelado o nome da P&G. Em fevereiro, o CEO da EPL – Anand Kripalu, disse em conferência com analistas que tinha um acordo de longo prazo com uma multinacional para realizar um investimento no Brasil. Sem dar detalhes sobre valores, disse que a intenção era instalar uma fábrica no país.
Num claro exemplo de que uma empresa “puxa” outras, a P&G acabou por favorecer a instalação de mais uma fábrica de uma das principais companhias que atendem à produção de embalagens para a gigante americana. A expectativa, é claro, é a que haja geração de empregos diretos e indiretos, além de desenvolvimento do entorno da fábrica, patrocínio a iniciativas educacionais e artísticas e demais atividades típicas de parcerias público-privadas.
BENESSES PARA A CIDADE
Outro ponto que merece ser lembrado são as contrapartidas ambientais, que, de uma forma ou de outra, beneficiam os cidadãos na forma de obras de infraestrutura ou programas de formação técnico-profissional.
Tanto as parcerias quanto as contrapartidas não foram mencionadas, é claro, por se tratar (ainda) de um anúncio de instalação de fábrica que não foi feito de forma oficial, nem pelo governo do estado, nem pelo governo de Seropédica.
No dia 13 de abril último, o prefeito de Seropédica – Professor Lucas recebeu o vice-presidente Sênior da EPL da Índia – Parag Chaturverdi. Ele veio conhecer o município em que a empresa instalará a fábrica. Participaram do encontro o diretor jurídico e de relações governamentais da Procter & Gamble (P&G) – Francisco Bernardes e o Presidente da Associação de Desenvolvimento Econômico Social da Baixada Fluminense – Sergio Almeida.