domingo, julho 3, 2022
InícioCultura/DiversãoBailarina e coreógrafa de Seropédica lança livro de autoajuda

Bailarina e coreógrafa de Seropédica lança livro de autoajuda

Autora Clarice Matsunaga fala com exclusividade ao ATUAL dos sentimentos presentes na obra, que terá tarde de autógrafos na próxima quinta-feira (02)

“Um lugar onde não há julgamentos, onde poderiam ser quem realmente são, onde há  abrigo, onde as lágrimas e os sorrisos são recebidos com o mesmo carinho”, diz Clarice Matsunaga sobre seu livro de estreia Refúgio dos sentimentos, que terá uma tarde de autógrafos na próxima quinta-feira (2), às 14h, no Centro Cultural Imperator, que fica na Rua Dias da Cruz, 170, Méier.

Cria de Seropédica, Clarice hoje mora em Nova Iguaçu e São Paulo por motivos profissionais. Mas Seropédica ainda é o lugar para onde ela volta nos fins de semana livres. A escritora, que dança desde os cinco anos de idade, é bailarina e coreógrafa formada pela Escola de Teatro Bolshoi no Brasil. Hoje, aos 24 anos, ela fala ao ATUAL da obra que escreveu e de como estar no mundo artístico proporcionou a ela maior percepção e consciência dos sentimentos humanos, com os quais todos lidam ao longo da vida.  

Do que exatamente trata o livro?

CLARICE MATSUNAGA: O livro é um compilado de poemas e reflexões que eu escrevi durante o começo da pandemia. Eu queria ajudar as pessoas que estavam se sentindo sozinhas e tristes de alguma forma… queria que elas vissem que existia pelo menos uma pessoa que se importava com os sentimentos delas e entendia elas. É um livro de autoajuda, e bem como diz o título, um refúgio dos sentimentos.

Livro de estreia de Clarice Matsunaga é um compilado de poemas e reflexões feitos durante a pandemia (Divulgação)

Por que esse título?

CM: Eu pensei nesse título porque é como eu queria que as pessoas enxergassem meu livro. Um lugar onde não há julgamentos, onde poderiam ser quem realmente são, onde há  abrigo, onde as lágrimas e os sorrisos são recebidos com o mesmo carinho. É o lugar que as pessoas podem fugir para se sentirem acolhidas sempre.

O que te motivou durante a escrita?

CM: Eu procurei lançar ele o mais rápido possível porque cada vez mais eu via que as pessoas estavam precisando de algo que pudesse confortá-las durante os tempos difíceis.

Quais os principais sentimentos presentes no texto?

CM: Eu abordo todos os tipos de sentimentos. E a interpretação pode variar dependendo da forma como se lê. Eu falo sobre saudade, sobre amor, felicidade, tristeza, desejos, motivações e inquietações que estão presentes nos nossos pensamentos diários.

Como a dança dialoga com a obra?

CM: A dança me fez ser mais sensível e me fez ter muitas experiências boas e ruins. Isso fez com que eu me tornasse mais consciente sobre os sentimentos. O meio artístico me ensinou a observar e a compreender as alegrias, as tristezas e as frustrações que a vida pode nos proporcionar. Mas também me ensinou a lidar com elas. Tudo isso eu tentei transmitir no livro.

SERVIÇO:

Título: Refúgio dos sentimentos

Autora: Clarice Matsunaga

Editora: Filos

Preço: R$ 20,00 (pelo Clube dos Autores) e R$ 15,00 (na tarde de autógrafos)

Páginas: 92

Gênero: Autoajuda

Para comprar pela editora: https://filoseditora.com.br/produto/refugio-dos-sentimentos/

Matérias relacionadas

Mais lidas

error: O conteúdo está protegido!