Capitania dos Portos abre inscrições para curso de segurança de embarcações e passageiros
ABERTURA DE INSCRIÇÕES – A Delegacia da Capitania dos Portos em Itacuruçá informa que do período de 30 de novembro a 4 de dezembro, estarão abertas as inscrições de Admissão ao Curso Especial de Segurança de Embarcações de Passageiros (ESEP), que será ministrado de 14 a 18 de dezembro, aberto a ambos os sexos para o preenchimento de 15 vagas, conforme programação contida no Programa de Ensino Profissional Marítimo do Aquaviário (PREPOM).
De acordo com a Capitania dos Portos em Itacuruçá, o curso visa qualificar aquaviários para conduzir embarcações empregadas no transporte de passageiros, sejam elas escolares, de turismo ou de travessia, empregadas na navegação interior e de apoio portuário, a fim de contribuir para a segurança da navegação, a salvaguarda da vida humana e a prevenção da poluição hídrica.
As inscrições podem ser feitas presencialmente na Delegacia da Capitania dos Portos de Itacuruçá, no horário de 8h15 às 13h.
CONDIÇÕES GERAIS PARA INSCRIÇÃO
Ser aquaviário dos seguintes grupos e categorias, com, pelo menos, um ano de embarque:
Marítimos: Marinheiro Auxiliar de Convés (MAC); Marinheiro Auxiliar de Máquinas (MAM); Moço de Convés (MOC) e Moço de Máquinas (MOM).
Fluviários: Marinheiro Fluvial Auxiliar de Convés (MFC); Marinheiro Fluvial Auxiliar de Máquinas (MMA); Marinheiro Fluvial de Convés (MFC), Marinheiro Fluvial de Máquinas (MFM) e Contramestre Fluvial (CMF); e
Pescadores: Pescador Profissional (POP) nível 2; Pescador Profissional Especializado (PEP) e Motorista de Pesca (MOP);
DOCUMENTOS PARA INSCRIÇÃO
Cópia autenticada da identidade ou original e cópia simples; Cópia autenticada do CPF ou original e cópia simples; Cópia autenticada do comprovante de residência ou original e cópia simples; Atestado de saúde ocupacional, atualizado, que comprove bom estado de saúde física e mental, e, explicitamente, boas condições auditivas e visuais, nesse atestado deverão constar a altura e a cor dos olhos do candidato; Cópia das folhas 2, 3 e dos embarques da CIR atualizada, que comprovem pelo menos 1 ano de embarque; e comprovante de pagamento da GRU (R$ 8,00). As cópias poderão ser autenticadas no local, mediante apresentação do documento original.