Projeto Extramuros forma primeira turma do curso de assistente administrativo
A quarta-feira (27) foi um dia especial para 28 jovens de comunidades de Itaguaí, que celebraram a conclusão do curso de auxiliar administrativo, conquista que poderá mudar o rumo de suas vidas facilitando o seu acesso ao mercado de trabalho. Os formandos integraram a primeira turma do curso oferecido em Itaguaí no âmbito do Projeto Extramuros, uma parceria que une a Nuclebrás Equipamentos Pesados (Nuclep) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac-RJ).
Segundo a Gerência Geral de Comunicação da Nuclep, devido ao isolamento social em prevenção à Covid-19, o corpo docente optou por se reunir na organização de uma formatura virtual com representantes das duas entidades, alunos e familiares, às 14h, oportunidade em que os formandos foram homenageados. Em mensagem publicada na rede social Youtube, o técnico industrial Manoel Lopes Neto, que é coordenador do projeto na Nuclep, falou sobre a satisfação com o resultado alcançado. “Nesse dia pra lá de especial eu quero parabenizar cada um de vocês pela conclusão do curso. Nós nos encontramos, e hoje estamos nos despedindo. Vocês ficarão marcados em nossa história como a primeira turma, como aqueles que pavimentaram o caminho para as turmas que virão a seguir”, acentuou ele.
“Nesse dia pra lá de especial quero parabenizar cada um de vocês. Nós nos encontramos, e hoje estamos nos despedindo. Vocês ficarão marcados em nossa história como a primeira turma, como aqueles que pavimentaram o caminho para as que virão a seguir”
Manoel Lopes Neto
Coordenador do projeto na Nuclep
O projeto ExtraMuros é uma iniciativa da Nuclep e do Senac-RJ destinada a incentivar a educação profissional e aquecer a mão de obra da região. O programa teve duração de quatro meses e foi gratuito, com aulas realizadas em instalações que integram o parque industrial da Nuclep, em Itaguaí. “Sei de algumas histórias de dificuldades que vocês passaram. Mas sei também que elas lhes ensinaram a superação. Nesse projeto social a que se destina esse nosso trabalho eu me sinto particularmente realizado em cada um de vocês. Ao pensar na mensagem que enviaria, eu fui tomado pela lembrança do entusiasmo que via em cada um de vocês. Que essa formação na vida de vocês possa ser um degrau que levará vocês ao topo”, emocionou-se Manoel Lopes Neto, em outro trecho de sua mensagem.
A ideia do projeto é a de oferecer oportunidade de qualificação profissional voltada para pessoas de baixa renda através do Programa Senac de Gratuidade. Com isso, a parceria contribui para o desenvolvimento das comunidades do entorno de entidades parceiras, como a Nuclep, promovendo iniciativas nas áreas de educação profissional, geração de emprego, renda e outras ações voltadas para a promoção da cidadania.
Com duração aproximada de quatro meses, o curso teve como foco o desenvolvimento das competências profissionais para atuação em atividades de apoio administrativo de uma organização. Os alunos tiveram a oportunidade de aprender a atuar como apoio operacional em diversas áreas, controlando a rotina administrativa, de pessoal e a movimentação de bens patrimoniais, produtos e serviços.
Em sua mensagem, Manoel Lopes Neto fez questão de registrar um agradecimento especial ao presidente da Nuclep, Carlos Henrique Seixas; ao diretor industrial de Nuclep, Afonso Alves; ao diretor do Senac-RJ, Pedro Teixeira; e à gerente do Senac-RJ, Jaqueline Pires. “Esses foram os arquitetos desse projeto”, reconheceu.