Mangaratiba promove ações alusivas à campanha Setembro Amarelo
A Prefeitura de Mangaratiba promoveu ações pelo município para reforçar a importância do Dia Mundial da Prevenção do Suicídio, celebrado na terça-feira (10), através da campanha Setembro Amarelo.
Na Praia do Saco o encontro foi realizado na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Ranchito e contou com a presença do prefeito Alan Bombeiro. “Nossa vida é muito linda. Temos que buscar condições para que todos levem uma vida digna e que cada um busque sua felicidade”, disse.
Na orla do bairro, os moradores puderam participar de uma sessão de yoga. Em Muriqui foram realizadas duas atividades: uma na UBS do Distrito e outra no Cecap.
No Posto de Saúde, o psicólogo Juraci Brito fez uma pequena apresentação na recepção. Com auxílio do vídeo, o texto ‘Filtro Solar’ narrado por Pedro Bial serviu para a reflexão de todos os presentes. O profissional falou da importância de preservar a vida. “Como falar de suicídio, se não falarmos da importância de nossas vidas. Temos que fazer reflexões. Um dia vamos morrer, sim, mas vamos viver bem. Pensem nisso. Nossa vida é bem mais valiosa”, comentou o psicólogo. Aos poucos o público que aguardava atendimento médico começou a apresentar casos que ocorreram ou com si mesmo ou com pessoas próximas, principalmente de casos de depressão e suicídio.
Moradora do local, Edmeia Ximenez da Victória, de 61 anos, falou que quase desistiu de tudo. “Estava saindo quando começou a palestra e me alertou sobre esse problema tão sério. Voltei e fiz questão de dar meu depoimento, pois só eu sei o que passei. Tentei me matar após três cânceres no estômago, perder a metade do intestino e problema na coluna. Pensei por diversas vezes me matar. Agora eu vivo e sou feliz”, declarou a emocionada moradora.
No Cecap, a Secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Cecília Cabral, participou do ciclo de palestras sobre o tema.