Propaganda eleitoral paga na imprensa termina nesta sexta (2)
Prazo vale para jornais, revistas e tabloides; campanhas ainda podem realizar atividades de rua até as 22h de sábado
Termina nesta sexta-feira (2) o prazo para candidatas e candidatos veicularem propaganda eleitoral paga em jornais, revistas e tabloides nas Eleições 2026. A mesma regra se aplica à reprodução, na internet, das versões impressas dos veículos de comunicação.

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), cada candidatura pode publicar até dez anúncios em um mesmo veículo durante o período permitido, desde que as inserções ocorram em datas diferentes. Há também limites para o tamanho dos anúncios.
Nos jornais de formato padrão, a propaganda pode ocupar no máximo um oitavo de página por edição. Para revistas e tabloides, o limite é de um quarto de página. As regras estão previstas na Lei das Eleições (Lei nº 9.504/1997) e na Resolução TSE nº 23.610/2019.
Último sábado antes da votação
A campanha eleitoral ainda poderá realizar algumas atividades no sábado (3), véspera do primeiro turno. Até as 22h, continuam permitidas a distribuição de material gráfico, caminhadas, carreatas e passeatas, com ou sem acompanhamento de carro de som ou minitrio.
O uso de alto-falantes e amplificadores de som também é permitido até as 22h de sábado, desde que sejam respeitadas as restrições estabelecidas pela legislação eleitoral.
Já no dia da votação, domingo (4), ficam proibidas práticas como comícios, carreatas, uso de alto-falantes e a chamada propaganda de boca de urna.
Outros prazos já terminaram
A reta final da campanha também marcou o encerramento de outras formas de propaganda. Na quinta-feira (1º), terminou o período de propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão referente ao primeiro turno, além do prazo regular para realização de comícios e utilização de aparelhagem de sonorização fixa.
Também terminou em 1º de outubro o prazo para circulação paga ou impulsionada de propaganda eleitoral na internet no primeiro turno.
O primeiro turno das Eleições 2026 será realizado neste domingo (4). Eleitoras e eleitores escolherão presidente da República, governadores, senadores, deputados federais, deputados estaduais e, no Distrito Federal, deputados distritais.
Caso haja segundo turno para presidente ou governador, a votação está marcada para 25 de outubro. Nesse caso, novos períodos de propaganda eleitoral serão estabelecidos conforme o calendário eleitoral.
Leia também: Eleições 2026: Justiça Eleitoral entra na reta final da preparação das urnas









