Naves do Conhecimento abrem 7,5 mil vagas gratuitas em agosto
Cursos, oficinas e palestras gratuitas estão com inscrições abertas nas 12 Naves do Conhecimento do Rio
A Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (SMCT) abriu inscrições para 7.515 vagas gratuitas nas Naves do Conhecimento durante o mês de agosto. As oportunidades estão distribuídas em 12 unidades localizadas nas zonas Norte e Oeste do Rio de Janeiro e contemplam cursos, oficinas e palestras para diferentes faixas etárias.

A programação reúne capacitações nas áreas de programação, inteligência artificial, marketing digital, robótica, empreendedorismo e informática. A Nave do Engenhão concentra o maior número de vagas, com 1.050 oportunidades disponíveis neste mês.
Programação reúne cursos inéditos e atividades já conhecidas
Entre os cursos oferecidos pela primeira vez estão Introdução à Linguagem Java, Marketing Digital: Conceitos e Ferramentas, Ética e Inteligência Artificial, Direito do Consumidor para Vendedores e Estratégia de Negócios – Planejamento para Crescer.
A programação também mantém atividades já conhecidas pelos participantes, como Letramento Digital, voltado à segurança na internet. Na Nave do Engenhão, os destaques incluem Programação em Blocos, Meta ADS – Módulo 1, Introdução a Banco de Dados e a oficina Seu Currículo Algoritmizando: Domine os ATS.
Inclusão digital e qualificação
As Naves do Conhecimento são equipamentos públicos voltados à inclusão digital e à capacitação tecnológica. Os espaços oferecem cursos, oficinas e eventos nas áreas de informática básica, tecnologias da informação, robótica, programação, economia criativa, trabalho e empreendedorismo.
Em Campo Grande, a Nave do Conhecimento funciona no Parque Oeste, na Avenida Cesário de Melo, 6.851, em Inhoaíba. Já a unidade de Santa Cruz está localizada na Rua Barão de Loreto, s/nº. O Rio de Janeiro também conta com unidades em Engenho de Dentro, Irajá, Madureira, Nova Brasília, Padre Miguel, Pavuna, Penha, Realengo, Triagem e Vila Aliança.
Oficinas para o público infantil
A programação de agosto inclui atividades destinadas às crianças. Entre elas estão Mídia Kids de Pequenos Fotógrafos, Pequenos Cinegrafistas e Pequenos Editores de Vídeo, que estimulam o aprendizado de recursos audiovisuais e digitais.
Os participantes ainda podem escolher oficinas como Introdução à Robótica com Lego e Pincéis Digitais: Redescobrindo a Arte Brasileira, que unem tecnologia, criatividade e prática.
Como participar
As inscrições para todas as atividades são gratuitas e podem ser realizadas pela internet, por meio da plataforma oficial das Naves do Conhecimento. Cada curso possui cronograma e número de vagas específicos.
Leia também: Ternium abre 80 vagas para o Programa Jovem Aprendiz 2026









